Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23899
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKerniske, Franciele Fernanda-
dc.creatorOliveira, Marcelly Caroline Alemar de-
dc.date.accessioned2021-01-19T18:42:27Z-
dc.date.available2021-01-19T18:42:27Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.identifier.citationKERNISKE, Franciele Fernanda; OLIVEIRA, Marcelly Caroline Alemar de. Bioética e o ensino de ciências: percepção de futuros professores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23899-
dc.description.abstractThis paper will address the relationship between bioethics and teaching, emphasizing the role of bioethics in the discipline of science. To understand this relationship will be exposed the concept and origin of bioethics, presenting the main events involved with this area, which exerted influence in its origin and consolidation. The work will also make a brief historical rescue on the teaching of sciences, evidencing the evolution of the expected objective to teach this discipline from its inception to the present day, which currently has the objective of training individuals capable of exercising their citizenship. The present work, besides this contextualization, will discuss the role of the teacher in the application of bioethics within the classroom, and how this theme can interfere in the formation of the human being as a social individual, showing that this subject must be approached in an interdisciplinary way so that there is a better understanding by the student. In science education, there is a vast area to deal with subjects that require a treatment based on bioethical principles, the so-called controversial themes. Thus, we will discuss the role of the teacher in creating spaces so that these themes are work in a way that contributes to that students form their own opinions by taking an ethical stance. In this way, the work will investigate the perceptions that the academics of the Interdisciplinary Degree in Natural Sciences have on bioethics and its implications in the educational context, because for the future teachers to be able to develop the bioethical abilities in their students it is necessary that they are stimulated and understand bioethics since graduation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBioéticapt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectBioethicspt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.titleBioética e o ensino de ciências: percepção de futuros professorespt_BR
dc.title.alternativeBioethics and science teaching: perception of future teacherspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho abordará a relação existente entre a bioética e o ensino, enfatizando o papel da bioética na disciplina de ciências. Para se compreender esta relação serão expostos o conceito e a origem da bioética, apresentando os principais acontecimentos envolvidos com essa área, os quais exerceram influência em sua origem e consolidação. O trabalho também fará um breve resgate histórico sobre o ensino de ciências, evidenciando a evolução do objetivo esperado ao se ensinar essa disciplina desde o seu surgimento até os dias atuais, a qual atualmente possui o objetivo de formar indivíduos capazes de exercerem sua cidadania. O presente trabalho além dessa contextualização, discutirá o papel do professor na aplicação da bioética dentro da sala de aula, e como este tema pode interferir na formação do ser humano como indivíduo social, mostrando que este assunto deve ser abordado de forma interdisciplinar para que haja uma melhor compreensão pelo discente. No ensino de ciências existe uma vasta área para a abordagem de assuntos que demandam um tratamento fundamentado nos princípios bioéticos, os denominados temas controversos, assim, discorreremos sobre o papel do professor na criação de espaços para que estes temas sejam trabalhos de forma que contribuam para que os alunos formem suas próprias opiniões assumindo uma postura ética. Deste modo, o trabalho investigará as percepções que os acadêmicos do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais possuem sobre a bioética e suas implicações no contexto educacional, pois para que os futuros professores consigam desenvolver as habilidades bioéticas em seus alunos é necessário que sejam estimulados e compreendam a bioética desde a graduação.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Tureck, Luciane Viater-
dc.contributor.advisor-co1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee1Tureck, Luciane Viater-
dc.contributor.referee2Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee3Pistune, Helena Flávia de Mello-
dc.contributor.referee4Nascimento, Viviane Demetrio do-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COLIC_2018_2_07.pdf391,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.