Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23913
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalheiro, Fabiéle de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-01-19T19:16:39Z-
dc.date.available2021-01-19T19:16:39Z-
dc.date.issued2018-11-30-
dc.identifier.citationCAVALHEIRO, Fabiéle de Oliveira. Fotossíntese: uma proposta de experimentação investigativa para o ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23913-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Fotossíntese: uma proposta de experimentação investigativa para o ensino fundamental (material didático para professores)pt_BR
dc.description.abstractSimilar to what happens with most science content, classroom work with botany has also been limited to mechanical activities based on the memorization and repetition of information. Faced with this limitation, it was verified what would be the necessary referrals for a proposal of Investigative Experimentation Activity as didactic material. With the objective of Analyzing the contributions of a proposal of Investigative Experimentation Activity on photosynthesis elaborated as potentially significant material for the teaching of botany in elementary education. The present work aims at the presentation of one Sequence of Investigative Teaching, demonstrated for experimental class of photosynthesis aimed at Elementary School. In this way, we tried to propose an investigative experimentation activity to bring the enriching knowledge, contributing to the student becoming more critical, interactive and participative in the way that can enable the development of skills such as thinking, reflecting and arguing. The construction of this didactic material can help the teacher in the elaboration of an experimental activity rich in visual and tactile stimuli for the learning of botany. Experimentation may favor scientific practice, allowing the student to experience how a scientist works, and how our day-to-day life is connected with the work done in laboratories and in the field.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação - Métodos experimentaispt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFotossíntesept_BR
dc.subjectEducation - Experimental methodspt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPhotosynthesispt_BR
dc.titleFotossíntese: uma proposta de experimentação investigativa para o ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativePhotosynthesis: a proposal of research experimentation for the fundamental teachingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA semelhança do que ocorre com a maioria dos conteúdos de Ciências, o trabalho em sala de aula com a botânica também vem sendo limitado a atividades mecânicas fundamentadas na memorização e repetição de informações. Diante desta limitação verificou-se quais seriam os encaminhamentos necessários para uma proposta de Atividade de Experimentação Investigativa como material didático. Com o objetivo de: Analisar as contribuições de uma proposta de Atividade de Experimentação Investigativa sobre fotossíntese elaborada como material potencialmente significativo para o ensino de botânica no ensino fundamental. O presente trabalho visa a apresentação de uma Sequência de Ensino Investigativo, demonstrado para aula experimental de fotossíntese voltado para o Ensino Fundamental. Desta maneira buscou-se a proposição de uma atividade de experimentação investigativa para levar o conhecimento enriquecedor, contribuindo para que o aluno se torne mais crítico, interativo e participativo da maneira que possa possibilitar o desenvolvimento de habilidades como pensar, refletir e argumentar. A construção desse material didático pode auxiliar o professor na elaboração de uma atividade experimental rica em estímulos visuais e táteis para o aprendizado da botânica. A experimentação pode favorecer a prática científica, permitindo que o aluno experimente como trabalha um cientista, e como o dia a dia está conectado com o trabalho desenvolvido nos laboratórios e em campo.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee2Silva, Mario José Van Thienen da-
dc.contributor.referee3Dias, Jézili-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COLIC_2018_2_05.pdf961,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_COLIC_2018_2_05_produto.pdf580,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.