Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23934
Título: Jogos e teatro para educação ambiental
Autor(es): Andrade, Kelly Nortok de
Pavoni, Mariane Cristina Olegario
Orientador(es): Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter
Palavras-chave: Educação ambiental
Jogos educativos
Teatro
Atividades criativas na sala de aula
Environmental education
Educational games
Theater
Creative activities and seat work
Data do documento: 10-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: ANDRADE, Kelly Nortok de; PAVONI, Mariane Cristina Olegario. Jogos e teatro para educação ambiental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: As atividades lúdicas podem proporcionar diversas formas de aprendizado, através da mudança da rotina tradicional da sala de aula, permitindo que o aluno associe o conteúdo à atividade e alcance o aprendizado. Por meio delas os estudantes podem levantar questionamentos, exprimir suas opiniões e propor novas formas de lidar com situações ainda não resolvidas. Assim entende-se que o lúdico é uma alternativa que proporciona aos alunos uma forma diferente de desenvolver suas habilidades, formando um cidadão crítico e consciente do mundo a sua volta. O presente trabalho teve por objetivo desenvolver material de subsídio para professores do ensino fundamental trabalharem as questões ambientais por meio de atividades lúdicas. Dentre a diversidade de atividades lúdicas, optou-se pelos jogos e teatro, que colaboram para o entendimento de determinados temas, fazendo com que os participantes reflitam sobre questões da vida cotidiana. Com estas atividades pretende-se contribuir com os docentes na tarefa de sensibilizar os alunos com relação à importância do descarte adequado do lixo e coleta seletiva.
Abstract: The playful activities can provide various forms of learning, breaking the traditional routine, allowing the student to associate content with the activity and gain learning. Through them, students can ask questions, express their opinions, and propose new ways to deal with unresolved situations. Thus, it is understood that the playful is an alternative that provides the students with a different way to develop their skills, forming a critical and conscious citizen of around the world. The present work has to develop subsidy material for elementary school teachers address environmental issues through playful activities. Among a diversity of playful activities, to choose for games and theater, which contribute to the understanding of the themes, making participants reflect on issues of daily life. These activities aim to contribute to teachers in the tasks of sensitizing students about the importance of proper disposal and selective collection.
Descrição: Acompanha produção técnica: Jogo e teatro como estratégia de ensino na educação ambiental
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23934
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COLIC_2019_2_12.pdf882,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_COLIC_2019_2_12_produto.pdf2,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.