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dc.creatorMarqueze, Thiago Tristão-
dc.date.accessioned2021-01-24T22:08:59Z-
dc.date.available2021-01-24T22:08:59Z-
dc.date.issued2019-11-11-
dc.identifier.citationMARQUEZE, Thiago Tristão. Balanceamento de uma linha de montagem de painel de instrumentos automotivos por programação linear inteira mista. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23966-
dc.description.abstractIn a scenario where industry is getting more competitive, multiple ways are sought to increase productivity and reduce waste. Line balancing aims, for example, to reduce the cycle time of an assembly line, to reduce the idle time of workers, to reduce the number of workstations, and to homogenize the workload of stations and workers. This project aims to balance an automotive instrument panel assembly line for a company located in São José dos Pinhais, Parana, Brazil, using Mixed Integer Linear Programming (MILP). The project consists in the identification of the activities of the assembly and its constraints; chronoanalysis of tasks; preparation of the precedence diagram; input of the data in the mathematical model; choice of the objective function; use of the model in MILP in order to obtain the results, and validation with the line specialist. Five case studies were performed, considering the current situation of the assembly line, removing one worker, the physical change of the workstation and, finally, adding a robot and the final inspection automation. The results were compiled and served as the basis for the company’s decision-making, which opted for the solution that achieved a 27,0% improvement of the cycle time, a reduction of 96,0% of the total idleness of the workers and 33,3% reduction of the manpower, when compared to the current situation, with a payback of 1,05 years.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBalanceamento de linha de montagempt_BR
dc.subjectProgramação linearpt_BR
dc.subjectAcessórios para automóveis - Indústriapt_BR
dc.subjectAutomóveis - Materiaispt_BR
dc.subjectPesquisa operacionalpt_BR
dc.subjectAssembly-line balancingpt_BR
dc.subjectLinear programmingpt_BR
dc.subjectAutomobile supplies industrpt_BR
dc.subjectAutomobiles - Materialspt_BR
dc.subjectPesquisa operacionalpt_BR
dc.titleBalanceamento de uma linha de montagem de painel de instrumentos automotivos por Programação Linear Inteira Mistapt_BR
dc.title.alternativeAutomotive instrument panel assembly line balancing using Mixed Integer Linear Programmingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEm um cenário industrial cada vez mais competitivo, buscam-se diversas maneiras para aumentar a produtividade e diminuir os desperdícios. O balanceamento de linha visa, por exemplo, diminuir o tempo de ciclo da linha de montagem, diminuir o tempo ocioso dos operadores, diminuir o número de estações de trabalho e também homogeneizar a carga de trabalho das estações/operadores. Este trabalho tem como objetivo realizar o balanceamento de uma linha de montagem de painel de instrumentos automotivos para uma empresa situada em São José dos Pinhais – PR utilizando um modelo matemático em Programação Linear Inteira Mista (PLIM). O trabalho compreendeu a identificação das atividades realizadas e suas restrições; cronoanálise das tarefas; elaboração do diagrama de precedências; alimentação dos dados no modelo matemático; escolha da função objetivo; o uso do modelo matemático em PLIM para obtenção dos resultados e validação com o especialista de linha. Foram realizados cinco estudos de caso, considerando a situação atual da linha de montagem, a retirada de um operador, a mudança física de estações de trabalho e, por fim, a inclusão de um robô e a automação da inspeção final. Os resultados compilados serviram de base para o processo de tomada de decisão da empresa, que optou pela solução que obteve uma melhora de 27,0% no tempo de ciclo, redução de 96,0% na ociosidade total dos operadores e a redução de 33% do total de mão-deobra, quando comparado com a situação atual, com um tempo de retorno de investimento de 1,05 anos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Magatão, Leandro-
dc.contributor.referee1Magatão, Leandro-
dc.contributor.referee2Bernardelli, Euclides Alexandre-
dc.contributor.referee3Mikos, Walter Luís-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONALpt_BR
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