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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23969
Título: | Metodologia de controle de estoque em uma indústria fabricante de motores de combustão interna |
Título(s) alternativo(s): | Inventory control methodology in an internal combustion engine manufacturer |
Autor(es): | Batista, Bernardo Baraldi Mendes |
Orientador(es): | Lara, Adriano Perpétuo de |
Palavras-chave: | Controle de estoque Peças de máquinas - Controle de estoque Motores de combustão interna - Peças Logística Custo industrial Inventory control Machine parts - Inventory control Internal combustion engines - Parts Logistics Costs, Industrial |
Data do documento: | 29-Nov-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | BATISTA, Bernardo Baraldi Mendes. Metodologia de controle de estoque em uma indústria fabricante de motores. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
Resumo: | A metodologia de estoque é um tema muito importante para empresas em geral. Tendo a sua importância destacada ao nível de serviço entregue ao cliente e aos custos de operação da empresa. Para uma empresa fabricante de motores de combustão interna a preocupação com o nível de serviço a ser entregue em suas peças de reposição ao cliente é de extrema importância, visto o alto valor agregado que exige agilidade para resolver o problema presente no equipamento. Assim neste trabalho é discutido a importância da logística para as empresas e clientes, são descritas também algumas das metodologias de controle de estoque presente na literatura e a sua importância, além do modelo de negócio ao qual o projeto pretende solucionar, a forma metodológica aplicada ao projeto, adotada a metodologia ABC e Curva de Pareto. Além disso, foram selecionados dados da indústria na qual deseja solucionar o problema, elaborada a análise com base na literatura e nos dados fornecidos, realizadas as classificações ABC por faturamento, lucro e quantidade de itens e analisada a sazonalidade das vendas. A partir das análises realizadas foi possível verificar que a classificação por faturamento e lucro seguem o mesmo perfil, ao contrário da classificação por quantidade de itens vendidos. A análise permitiu concluir que apenas 11% do portfólio é responsável por 80% do faturamento. E também que 95% do faturamento, Classes A (80% do faturamento) e B (15% do faturamento), são representados por 11% do portfólio referentes a Classe A e 20% referentes a Classe B, totalizando 31%. |
Abstract: | A metodologia de estoque é um tema muito importante para empresas em geral. Tendo a sua importância destacada ao nível de serviço entregue ao cliente e aos custos de operação da empresa. Para uma empresa fabricante de motores de combustão interna a preocupação com o nível de serviço a ser entregue em suas peças de reposição ao cliente é de extrema importância, visto o alto valor agregado que exige agilidade para resolver o problema presente no equipamento. Assim neste trabalho é discutido a importância da logística para as empresas e clientes, são descritas também algumas das metodologias de controle de estoque presente na literatura e a sua importância, além do modelo de negócio ao qual o projeto pretende solucionar, a forma metodológica aplicada ao projeto, adotada a metodologia ABC e Curva de Pareto. Além disso, foram selecionados dados da indústria na qual deseja solucionar o problema, elaborada a análise com base na literatura e nos dados fornecidos, realizadas as classificações ABC por faturamento, lucro e quantidade de itens e analisada a sazonalidade das vendas. A partir das análises realizadas foi possível verificar que a classificação por faturamento e lucro seguem o mesmo perfil, ao contrário da classificação por quantidade de itens vendidos. A análise permitiu concluir que apenas 11% do portfólio é responsável por 80% do faturamento. E também que 95% do faturamento, Classes A (80% do faturamento) e B (15% do faturamento), são representados por 11% do portfólio referentes a Classe A e 20% referentes a Classe B, totalizando 31%. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23969 |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Mecânica |
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