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Título: Ferramenta computacional para dimensionamento do mecanismo biela manivela de motores a combustão interna estacionários
Título(s) alternativo(s): Computational tool for crank rod sizing mechanism of ststionary internal interation combustion engine
Autor(es): Fialho, Guilherme Skraba Pereira
Almeida, Lucas de Souza
Orientador(es): Cousseau, Tiago
Palavras-chave: Mecanismos (Máquinas)
Cinemática das máquinas
Software - Desenvolvimento
Motores de combustão interna
Mechanisms (Machinery)
Machinery, Kinematics of
Computer software - Development
Internal combustion engines
Data do documento: 3-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FIALHO, Guilherme Skraba Pereira; ALMEIDA, Lucas de Souza. Ferramenta computacional para dimensionamento do mecanismo biela manivela de motores a combustão interna estacionários. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Estra trabalho consiste no desenvolvimento de uma ferramenta computacional para projeto de mecanismos biela manivela de quatro barras. A validação e os testes dessa ferramenta foram modelados para mecanismos que operam em motores de combustão interna de dois tempos e mono cilíndricos. A metodologia do trabalho aborda a cinética e cinemática para esses mecanismos, determinação de forças atuantes sobre elos e determinação de estados de tensão dos elementos de máquinas que os compõe. Para o dimensionamento desses elementos são abordadas as teorias de projeto para vida infinita de alto ciclo em fadiga e outros métodos analíticos de projeto propostos pelos livros Norton,2013 e Shigley,2015. Para compor a ferramenta computacional foram desenvolvidas funções que abordam cada parte do dimensionamento separadamente, dessa forma cada função pode ser aplicada e testada de forma independente possibilitando ao leitor utilizar o software da maneira que melhor lhe convir seja por utilização de todas as suas funções ou apenas um grupo isolado delas.
Abstract: This following study consists in the development of a software for the design of fourbar slider crank mechanisms. The software validation and testing have been modeled for mechanisms operating in two-stroke single cylinder internal combustion engines. The methodology addresses the kinetics and kinematics analysis for these mechanisms, the definition of forces acting on links and joints, and also the determination of stress states of the components. The design of these elements is based on the design theories for high cycle fatigue and other design analytical methods proposed by Norton, 2013 and Shigley, 2015. In order to develop the software, functions for each mechanism component were applied and tested separately. Finally, it allows the user to use the functions altogether or independently.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24012
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