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Título: Percepção de valor das empresas brasileiras do setor de construção civil sobre a rotulagem ambiental do produto tipo III
Título(s) alternativo(s): Perception of value of Brazilian construction companies about type III environmental labeling
Autor(es): Bandeira, Lucila Aparecida
Silva, Raniela Samanta da
Orientador(es): Piekarski, Cassiano Moro
Palavras-chave: Rotulagem ambiental
Política ambiental
Desenvolvimento sustentável
Construção civil
Eco-labeling
Environmental policy
Sustainable development
Building
Data do documento: 14-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: BANDEIRA, Lucila Aparecida; SILVA, Raniela Samanta da. Percepção de valor das empresas brasileiras do setor de construção civil sobre a rotulagem ambiental do produto tipo III. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: A preocupação com questões ambientais por parte dos clientes finais no ato da compra hoje é tendência. A rotulagem ambiental tipo III é um instrumento que auxilia neste processo, viabilizando ao cliente dados ambientais relevantes a respeito de sua mercadoria e permitindo a identificação dos impactos gerados pelo processo de produção e no ciclo de vida do produto. O presente trabalho possui como objetivo averiguar se as empresas do setor de construção civil do Brasil, adeptas à rotulagem ambiental do tipo III, identificam valor por fazerem uso da ferramenta. Para isso, o instrumento de coleta de dados utilizado foi construído a partir do google forms, visando entender quais eram os produtos com a certificação, as motivações das empresas, os resultados provenientes da Declaração Ambiental do Produto (DAP) e informações com relação à elaboração e implementação da ferramenta. Após a confecção do formulário, o questionário foi aplicado nas empresas e, a partir das respostas obtidas, analisou-as e concluiu-se a existência de identificação de valor por parte das mesmas pelo uso da rotulagem. Para averiguar o uso da DAP, optou-se por restringir a pesquisa ao cenário atual brasileiro, gerando informações concretas e específicas sobre o território nacional, podendo contribuir com a evolução e difusão da ferramenta no país. Dentre as limitações do trabalho, pode-se pontuar a inclusão de apenas duas companhias no estudo, justificada pelo fato de serem as únicas no Brasil que apresentam produtos com a rotulagem tipo III, representando 100% das empresas adeptas à ferramenta. Após a implantação da ferramenta, foram constatados benefícios com relação à imagem da companhia, ao passo que participaram de fóruns para apresentação do projeto de DAPs, ganhando visibilidade. A principal motivação apontada pelas empresas analisadas foram as certificações LEED e AQUA, exigidas pelo mercado de construção civil internacional. As duas instituições analisadas apresentaram, ainda, interesse em continuar aplicando a ferramenta em novos produtos, reforçando a identificação de valor delas. A partir da apresentação dos resultados, constatou-se que a DAP proporciona valor para as empresas entrevistadas, servindo de base para futuros trabalhos com temas correlatos.
Abstract: Final customers concernment about environmental issues at the buy act is a tendency nowadays. Type III environmental labeling is an auxiliary instrument in this process, enabling the customer to provide relevant environmental data regarding the respect of their merchandise and allowing the identification of the damage generated by the production process and the product life cycle. The present essay has as its medium objective the perception of value of companies in the civil construction sector in Brazil, appropriate to the type III environmental labeling that they have. For this, the data collection instrument used was created from google forms, understanding what factors are certified products, such as business motivations, results related to Environmental Product Declaration (EPD) and information regarding the design and implementation of the tool. After making the form, the questionnaire was applied to the companies and, from the applied answers, analyzed and concluded, with perceived value of part by the use of labeling. In order to verify the use of EPD, it was decided to restrict the research to the current Brazilian scenario, generating concrete and specific information about the national territory, and may contribute to the evolution and diffusion of the tool in the country. Among the limitations of the study, it can be pointed out the inclusion of only two companies in the study, justified by the fact that they are the only ones in Brazil that present products with type III labeling, representing 100% of the companies that adhere to the tool. After the implementation of the tool, there were benefits regarding the company's image, while participating in forums for the presentation of the EPDs project, gaining national and international visibility. The main motivation pointed out by the companies analyzed were the LEED and AQUA certifications, required by the international civil construction market. Both institutions analyzed were also interested in continuing to apply the tool to new products, reinforcing their value identification. From the presentation of the results, it was found that EPD provides value to the companies interviewed, serving as a basis for future work with related themes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24036
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