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Título: Diagnóstico de problemas de importação de peças para uma montadora de caminhões do sul do Brasil
Título(s) alternativo(s): Diagnosis of import problems for a truck manufacturer from southern Brazil
Autor(es): Rolim, Gabriel Rachid de Campos
Evangelista, Matheus Henrique Calegari
Orientador(es): Ishikawa, Gerson
Palavras-chave: Caminhões - Peças
Administração de material
Importação
Comércio internacional
Logística
Trucks - Parts
Materials management
Imports
International trade
Logistics
Data do documento: 25-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: ROLIM, Gabriel Rachid de Campos; EVANGELISTA, Matheus Henrique Calegari. Diagnóstico de problemas de importação de peças para uma montadora de caminhões do sul do Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: O presente trabalho aborda processos de importação de peças automotivas da Europa para o Brasil via modal marítimo que são desembaraçados no porto de Paranaguá - PR com destino a uma montadora de caminhões localizada no estado do Paraná, Brasil. As peças importadas são solicitadas através do time de planejamento de materiais da montadora que transmitem os pedidos de compra aos fornecedores europeus visando manter uma cobertura de estoque de aproximadamente 20 dias por peça para os materiais importados. Desta forma, problemas que ocorrem durante o processo de importação das peças podem afetar diretamente no abastecimento das peças na linha de produção da montadora caso não sejam resolvidos rapidamente. Os principais problemas encontrados são: documentação errada, documentos faltantes e documentos com informações faltantes. Estes problemas são identificados no momento da separação das peças para embarque onde é realizada uma conferência de todos os requisitos para a importação, este processo é realizado por uma empresa terceirizada, a qual comunica diariamente a montadora sobre todos os problemas identificados, para que esta tome ações para a solução. O objetivo deste trabalho é juntar todas as informações e bases de dados fornecidos pela empresa para realizar um diagnóstico da situação atual através da metodologia de Pareto, em busca de pontos que podem ser melhorados na relação entre as partes interessadas do processo. Tais oportunidades de melhorias são ações propostas que podem trazer resultados positivos para a empresa tanto na diminuição nas ocorrências de problemas quanto na comunicação e transparência do processo, a qual é tratada com a proposta de implementação de um sistema de check list online realizado no momento da coleta do material no fornecedor, para que sejam verificados todos os requisitos e sejam tomadas as ações corretivas com maior antecedência.
Abstract: The present work deals with the importation process of automotive parts from Europe to Brazil via maritime modal, which is cleared at the port of Paranaguá - PR destined to a truck assembler located in the state of Paraná, Brazil. Imported parts are ordered through the assembler's material planning team which transmits purchase orders to European suppliers to maintain approximately 20 days per part inventory coverage for imported materials. In this way, problems that occur during the parts import process can directly affect parts supply in the automaker's production line if they are not resolved quickly. The main problems encountered are: wrong documentation, missing documents, and missing information documents. These problems are identified at the time of separation of the shipping parts where a check is made of all import requirements, this process is performed by a third party, which communicates daily to the automaker about all identified problems, so that it can take actions for the solution. The objective of this paper is to gather all information and databases provided by the company to make a diagnosis of the current situation by the Pareto methodology, in search of points that can be improved in the relationship between the process stakeholders. Such opportunities for improvement are proposed actions that can bring positive results to the company both in reducing problem occurrences and in the communication and transparency of the process, which is dealt with by a proposal to implement an online checklist system made at the time the material is collected from the supplier, so that all requirements are met and considered as corrective actions in advance.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24049
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