Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24065
Título: Plano de negócio: estruturação de um empreendimento no setor têxtil na cidade de Fartura/SP
Título(s) alternativo(s): Business plan: structuring a textile enterprise in the city of Fartura/SP
Autor(es): Bortotti, Rafael Roberto
Orientador(es): Treinta, Fernanda Tavares
Palavras-chave: Indústria têxtil
Empreendedorismo
Estudos de viabilidade
Negócios
Textile industry
Entrepreneurship
Feasibility studies
Business
Data do documento: 26-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: BORTOTTI, Rafael Roberto. Plano de negócio: estruturação de um empreendimento no setor têxtil na cidade de Fartura/SP. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: O empreendedorismo é apresentado de diversas formas, entre elas a mais comum é a construção de um novo negócio. No entanto, apenas a motivação não é capaz de garantir o sucesso de um empreendimento, sendo necessário um planejamento prévio capaz de mitigar os riscos. Uma das formas de se fazer isso é desenvolver um plano de negócio, onde o empreendedor e possíveis investidores tenham uma visão ampla de como o negócio deve funcionar, qual será o mercado de atuação, clientes e principalmente das necessidades e variáveis que deverão afetar o planejamento estratégico e financeiro do futuro negócio. Partindo desse contexto o objetivo do presente trabalho é elaborar um plano de negócio para auxiliar na estruturação de um empreendimento no setor têxtil na cidade de Fartura/SP, voltada à confecção de artigos do vestuário e atue como uma prestadora de serviço para redes do varejo que repassam suas produções. O início da construção do plano de negócio começa antes da formalização do documento, mediante a concepção de ideia. Para refinar essas ideias foi utilizado o modelo canvas, que possui uma linha lógica de organização, resultando em uma análise fácil, rápida e visualização que servirá como base para a construção de todo o plano de negócio. Com o plano de negócio pronto verificou-se alguns pontos de atenção, principalmente nos contextos estratégicos e econômicos que são determinantes para a viabilidade do negócio. Para sustentar a viabilidade estratégica do negócio desenvolveu-se análises utilizando a matriz SWOT e a análise das cinco forças de Porter, dessa forma foi possível traçar objetivos visando reduzir os riscos relacionados à abertura e a sobrevivência do negócio. Quanto à viabilidade econômica foram estabelecidas algumas premissas com o objetivo de validar o planejamento econômico. As principais dentre elas foram que a taxa mínima de atratividade fosse menor que a taxa interna de retorno, o valor presente líquido seja positivo após o período estabelecido para a análise e o período de payback fosse menor que cinco anos. Após a realização de todo o planejamento econômico o projeto se apresentou como viável, dado que atende as premissas estabelecidas. A taxa interna de retorno foi de 23% frente aos 20% estabelecidos para a taxa mínima de atratividade, o valor presente líquido foi de R$94.470,12 e o período de payback foi de quatro anos e nove meses. Findada as análises de necessidades, estratégicas e econômicas o plano de negócio se mostrou extremamente fundamental como forma de avaliação para a implementação do negócio, visto que ele retorna todo o planejamento que deve ser realizado, refletindo quais serão as necessidades que precisam ser atendidas e preparando o empreendedor para enfrentar as dificuldades que ele irá encontrar após a tomada de decisão de entrar no mercado.
Abstract: Entrepreneurship is presented in several ways, among them the most common is the construction of a new business. However, only motivation can't be the success of an enterprise, requiring prior planning that is able to mitigate risks. One of the ways to do this is to develop a business plan, which gives the entrepreneur and potential investors a broad view of how the business should work, what will be the market, customers and especially the needs and variables that should affect the strategic and financial planning of the future business. From this context the objective of the present work is to elaborate a business plan to assist in the structuring of an enterprise in the textile sector in the city of Fartura / SP, geared to the manufacture of clothing and acts as a service provider for retail chains that pass their productions. The construction of the business plan begins before the document is formalized, through the conception of the idea. To refine these ideas, we used the canvas model, which has a logical line of organization, resulting in a quick and easy analysis and visualization that will serve as the basis for the construction of the entire business plan. With the business plan ready it was possible to verify some points of attention, especially in the strategic and economic contexts that are crucial for the viability of the business. In order to support the strategic viability of the business, analyzes were developed using the SWOT matrix and the analysis of Porter's five forces. Thus, it was possible to set objectives aimed at reducing the risks related to the opening and survival of the business. Regarding economic viability, some premises were established with the objective of validating economic planning. The main assumptions were that the minimum attractiveness rate was lower than the internal rate of return, the net present value was positive after the period established for the analysis and the payback period was less than five years. After the conclusion of all economic planning, the project proved to be viable, as it meets the established assumptions. The internal rate of return was 22.1% compared to the 20% established for the minimum attractiveness rate, the net present value was R$94.470,12 and the payback period was four years and nine months. Once the needs, strategic and economic analyzes are over, the business plan has proved to be extremely fundamental as a way of evaluating the implementation of the business, as it returns all the planning that needs to be done, reflecting what needs to be met and preparing the entrepreneur to face the difficulties he will find after making the decision to enter the market.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24065
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_DAENP_2019_2_18.pdf2,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.