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Título: Análise de balanceamento em uma linha de montagem de motores: um estudo aplicado
Autor(es): Botelho, Vitor dos Santos Belo
Orientador(es): Garcia, Juan Carlos Claros
Palavras-chave: Motores
Balanceamento de linha de montagem
Métodos de linha de montagem
Motors
Assembly-line balancing
Assembly-line methods
Data do documento: 26-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: BOTELHO, Vitor dos Santos Belo. Análise de balanceamento em uma linha de montagem de motores: um estudo aplicado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: Com a globalização, o cenário empresarial encontra-se cada vez mais competitivo. Por isso as empresas buscam melhorias na sua eficiência produtiva. Visando este cenário o presente trabalho tem o objetivo de analisar e propor melhorias no processo de montagem de motores de uma montadora localizada no Paraná. Para atingir esse objetivo foi realizado o mapeamento do processo por meio do estudo de tempos e métodos, mais precisamente a ferramenta de cronoánalise e definição das características e restrições da linha. Conceitos de manufatura enxuta foram utilizados além de que, com as informações obtidas, foram trabalhadas alternativas para um novo balanceamento da linha aproveitando a máxima eficiência dos recursos e também o cálculo da capacidade. Junto com essas propostas também foi analisado o ganho com redução de deslocamentos reduzindo assim as atividades que não agregam valor ao processo.
Abstract: With globalization, the business landscape is becoming increasingly competitive. That is also why Aiming at this scenario, this work intends to analyze and propose improvements in the engine assembly process of an automaker located in Paraná. In order to achieve this objective, the process was mapped through a study of time and methods, with a more precise tool for chronological analysis and definition of the characteristics and restrictions of the line. Concepts of lean manufacturing were used and with the information obtained, alternatives were developed for a new balancing of the line, making use of the maximum efficiency of resources and also the calculation of capacity. Along with these proposals, we also analyzed the gain in displacement reduction, thus reducing the activities that do not aggregate value to the process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24068
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