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Título: Efeito da prática de técnicas de relaxamento nas habilidades de coping de atletas do nado artístico
Título(s) alternativo(s): Effect of the practice of relaxation techniques on coping skills of athletes of artistic swimming
Autor(es): Dias, Flávia Laís
Orientador(es): Dall'Acqua, Josiette Barchik Lunkmoss
Palavras-chave: Coping
Nado sincronizado
Meditação
Ansiedade
Respiração
Synchronized swimming
Meditation
Anxiety
Respiration
Data do documento: 25-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DIAS, Flávia Laís. Efeito da prática de técnicas de relaxamento nas habilidades de coping de atletas do nado artístico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O nado artístico é uma modalidade esportiva caracterizada pela beleza da sincronização dos movimentos realizados dentro das piscinas e pelo grau de dificuldade e rigorosidade que exige. Para que o atleta tenha um bom desempenho, além do preparo físico, ele precisa ter um preparo psicológico bem treinado, sobretudo a concentração. Atletas que possuem maiores habilidades e estratégias de coping podem obter maiores chances de sucesso devido a maneira como enfrentam as adversidades. As técnicas de relaxamento podem estar relacionadas ao modo como uma pessoa administra seus pensamentos e emoções, possibilitando uma melhora na tomada de decisão. Desta forma o objetivo deste estudo foi analisar o efeito positivo, negativo ou ausente que as técnicas de relaxamento podem ter sobre as habilidades de coping de atletas do nado artístico. Para isso foram avaliadas 10 atletas do sexo feminino de 12 a 16 anos que, durante três meses, participaram de 24 sessões de relaxamento, com ênfase na atividade de meditação presente em todas as sessões. Os dados apresentados foram obtidos por meio da aplicação do questionário “Athletic Coping Skills Inventory – 28BR”. O questionário foi aplicado antes e depois do período das 24 sessões. Os dados obtidos com as respostas foram analisados estatisticamente utilizando o teste de Wilcoxon, a fim de mensurar as mudanças que ocorreram ao responder cada questão e em cada capacidade psicológica. Foi agregado, também, uma análise de conteúdo de informações pertinentes ao trabalho que ocorreram durante as sessões e em conversas com a comissão técnica da equipe, anotadas em um diário de bordo. Após a análise dos dados, foi possível perceber que a média dos escores do grupo, as respostas para 27 questões, com exceção de uma, e as capacidades psicológicas não sofreram alterações significativas, entretanto “concentração” e “treinabilidade” apresentaram maiores mudanças. Ao mensurar o tempo de meditação alcançado, foi percebido uma evolução gradativa de 15 minutos para meditação guiada e 11 minutos para meditação não guiada. Embora as alterações observadas não tenham sido significativas, pôde-se concluir que ainda assim as mudanças que ocorreram foram percebidas como positivas pela comissão técnica e pelas atletas tanto no ambiente esportivo como na qualidade de vida.
Abstract: The artistic swim is a sport modality characterized by the beauty of the synchronization of the movements performed inside the swimming pools and by the degree of difficulty and rigor that it demands. In order to athlete to perform well, in addition to physical training, they must have a well-trained psychological preparation, specially concentration. Athletes who have greater skills and coping strategies can have greater chances of success because of the way they face adversity. Relaxation techniques may be related to how a person manages his or her thoughts and emotions, allowing for better decision making. In this way the objective of this study was to analyze the effect positive, negative or absent that relaxation techniques can have on coping abilities of athletes of the artistic swimming. Ten female athletes from 12 to 16 years of age were evaluated for three months, participating in 24 relaxation sessions, with emphasis on meditation activity – present in all sessions. The data presented were obtained through the application of the Athletic Coping Skills Inventory – 28BR questionnaire. The questionnaire was applied before and after the 24 sessions period. The data obtained with the answers were statistically analyzed using the Wilcoxon test, in order to measure the changes that occurred in answering each question and in each psychological capacity. It was also aggregated a content analysis of information pertinent to the work that occurred during the sessions and in conversations with the technical staff of the team, noted in a logbook. After analyzing the data, it was possible to notice that the mean scores of the group, the answers to 27 questions, with the exception of one, and the psychological abilities did not change significantly, however “concentration” and “trainability” presented the greatest changes. When measuring the meditation time reached, a gradual evolution of 15 minutes was observed for guided meditation and 11 minutes for non-guided meditation. Although the changes observed were not significant, it was possible to conclude that the changes that occurred were perceived as positive by the technical committee and the athletes, both in the sports environment and in the quality of life.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24196
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