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dc.creatorNascimento, Paulo Eduardo do-
dc.date.accessioned2021-02-12T21:44:18Z-
dc.date.available2021-02-12T21:44:18Z-
dc.date.issued2019-06-13-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Paulo Eduardo. Marketing esportivo: perfil das escolinhas de futebol society da regional Portão da cidade de Curitiba/PR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24209-
dc.description.abstractSoccer is the most practiced sport in Brazil. Many young athletes aim for a career as a professional soccer player and, in order to carry out this life project, parents seek a soccer school for their initiation into the sport. There are many schools, both futsal and soccer, spread throughout the cities of the country and, therefore, the managers of these sports companies have to demonstrate a differential in the service provided to attract their customers. To publicize their work, professionals must carry out quality marketing. Therefore, the present study had the objective of analyzing the marketing strategies used by the Soccer Society teams of the regional Portão of the city of Curitiba/PR to attract and retain customers. A quantitative, exploratory and descriptive research was carried out by means of the application of a questionnaire containing 21 questions in total, 20 closed and 1 open. A total of 9 managers from soccer schools from the region participated in the field survey. The data were tabulated, transformed into graphs and presented the percentages of each of the questions. Then, the data were analyzed based on the theoretical reference used in this research. At the end of the study we can conclude that managers have the same marketing standard of their companies and that digital marketing is a tool that can be better used to attract clients. It was also observed that managers do not make attractive packages for customer loyalty, which is a precarious area, besides the poor division of their functions, causing a workload in the soccer society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectEsportes - Administraçãopt_BR
dc.subjectSoccerpt_BR
dc.subjectSchoolspt_BR
dc.subjectSports administrationpt_BR
dc.titleMarketing esportivo: perfil das escolinhas de futebol society da regional Portão da cidade de Curitiba/PRpt_BR
dc.title.alternativeSports marketing: profile of the soccer society schools of the regional Portão of the city of Curitiba/PRpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO futebol é o esporte mais praticado no Brasil. Muitos jovens atletas almejam uma carreira de jogador profissional de futebol e, para a realização desse projeto de vida, os pais procuram uma escolinha de futebol para a iniciação no esporte. Há muitas escolinhas, tanto de futsal quanto de futebol society, espalhadas pelas cidades do país e, por esse motivo, os gestores dessas empresas esportivas têm que demonstrar um diferencial no serviço prestado para atrair os seus clientes. Para a divulgação do seu trabalho, os profissionais devem realizar um marketing de qualidade. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo analisar as estratégias de marketing utilizadas pelas escolinhas de Futebol Society da regional Portão da cidade de Curitiba/PR para captação e fidelização de clientes. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva, por meio da aplicação de um questionário contendo 21 perguntas no total, 20 fechadas e 1 aberta. Participaram da pesquisa de campo 9 gestores de escolinhas de futebol society da referida região. Os dados foram tabulados, transformados em gráficos e apresentadas as porcentagens de cada uma das perguntas. Em seguida, os dados foram analisados com base no referencial teórico usado nesta pesquisa. Ao final do estudo podemos concluir que os gestores possuem um mesmo padrão de realização do marketing de suas empresas e que o marketing digital é uma ferramenta que pode ser melhor utilizada para captação de clientes. Foi observado também que os gestores não realizam pacotes atrativos para fidelização de seus clientes, sendo esta uma área precária, além da má divisão de suas funções, acarretando uma sobrecarga de trabalho dentro das escolinhas de futebol society.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Afonso, Gilmar Francisco-
dc.contributor.advisor-co1Garcia Filho, Renato-
dc.contributor.referee1Afonso, Gilmar Francisco-
dc.contributor.referee2Legnani, Elto-
dc.contributor.referee3Stinghen, Fábio Múcio-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programBacharelado em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
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