Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24293
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPerez, Carla Fernanda da Silva-
dc.date.accessioned2021-02-19T19:01:05Z-
dc.date.available2021-02-19T19:01:05Z-
dc.date.issued2020-09-16-
dc.identifier.citationPEREZ, Carla Fernanda da Silva. Robótica educacional: uma possibilidade no ensino da Matemática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24293-
dc.description.abstractThis present search aims analyze the potentialities educational robotic as contextualize resources of the Mathematics classes. For such, Seymour Papert (1985) contributions were considered in the technology education development and analyses five robot prototypes proposed by didactical material in LEGO® MINDSTORMS® Education EV3 kit. The investigation, in a qualitative approach, begins with a bibliographic survey on the evolution of educational robotics and reports how the Mathematics teaching can be benefit its use. With the support of authors such as Kenski (2005), Quintanilha (2008), Venn and Vrakking (2009), among others, the work also presents the pedagogical items that form the LEGO® MINDSTORMS® Education EV3 kit and lists the assemblies examined with content and mathematical skills that can be developed, presenting forms of teaching and leaning that are adapted to the students’ experience and that provide the meaning of what is being studied for reasons of applicability. Finally, it is considered that educational robotics is still a resource to be explored, along with others teaching methodologies based on digitals technologies, which can help to minimize the difficulties in the mathematics contents. It is expect with this research will encourage others teachers to try robotics in their classes, thus promoting a new pedagogical teaching activity, which provides collaborative learning and stimulates curiosity in a Mathematics classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectMatemática - Ensino e estudopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectRoboticspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleRobótica educacional: uma possibilidade no ensino da Matemáticapt_BR
dc.title.alternativeEducational robotic: a possibility in the Mathematics teachingpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar as potencialidades da robótica educacional como recurso contextualizador das aulas de Matemática. Para tal, foram consideradas as contribuições de Seymour Papert (1985) no desenvolvimento da educação tecnológica e a análise de cinco protótipos de robôs propostos pelo material didático que compõe o kit LEGO®1 MINDSTORMS® Education EV3. A investigação, de abordagem qualitativa, inicia-se com um levantamento bibliográfico sobre a evolução da robótica educacional e relata como o ensino de Matemática pode se beneficiar com a sua utilização. Com o suporte de autores como Kenski (2005), Quintanilha (2008), Venn e Vrakking (2009), dentre outros, o trabalho apresenta, ainda, os itens pedagógicos que formam o kit LEGO® MINDSTORMS® Education EV3 e relaciona as montagens examinadas com conteúdos e habilidades matemáticas que podem ser desenvolvidas, apresentando formas de ensinoaprendizagem que se adequem à vivência dos alunos e que propiciem a significação do que se esta estudando em razões de uma aplicabilidade. Por fim, considera-se que robótica educacional ainda é um recurso a ser explorado, juntamente com outras metodologias de ensino baseadas nas tecnologias digitais, que pode ajudar a minimizar as dificuldades em certos conteúdos matemáticos. Espera-se que essa pesquisa incentive outros professores a experimentarem a robótica em suas aulas, promovendo, assim, um novo fazer pedagógico de ensino, que proporcione uma aprendizagem colaborativa e estimule a curiosidade nas aulas de Matemática.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Filietaz, Marta Rejane Proença-
dc.contributor.referee1Filietaz, Marta Rejane Proença-
dc.contributor.referee2Oliveira, Oséias Santos de-
dc.contributor.referee3Andrade, Zinara Marcet de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_III_2020_10.pdf819,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.