Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24418
Título: Produção de ácidos graxos voláteis por fermentação anaeróbica em meio contendo glicerol
Autor(es): Fiorentin, Anderson Luiz
Orientador(es): Sydney, Eduardo Bittencourt
Palavras-chave: Análise cromatográfica
Biodiesel
Qualidade ambiental
Chromatographic analysis
Biodiesel fuels
Environmental quality
Data do documento: 16-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: FIORENTIN, Anderson Luiz. Produção de ácidos graxos voláteis por fermentação anaeróbica em meio contendo glicerol. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Processos Químicos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016.
Resumo: O biodiesel está em crescente produção tendo um potencial na substituição do diesel como combustível, a produção do biodiesel gera como resíduo a glicerina, que é altamente poluidora que necessita de tratamento para não agredir o meio ambiente, a fermentação anaeróbica pode ser utilizada para usar essa glicerina como fonte de carbono no crescimento microbiológico, no desenvolvimento de culturas capazes de metabolizar a glicerina, utiliza-se o glicerol para pesquisar microrganismos capazes de metabolizar e gerar novos produtos como os ácido graxos voláteis. O glicerol tem seu destaque na formação de ácidos graxos voláteis como seus produtos a partir da fermentação anaeróbica, mostrando um potencial na conversão glicerol ácido graxo em produtos com valores industriais interessantes. Esses novos produtos gerados podem servir como solução e nova renda, principalmente para aquelas industrias onde seu resíduo necessita de um tratamento especial, para ser disposto novamente no meio ambiente respeitado as legislações ambientais.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24418
Aparece nas coleções:TD - Tecnologia em Processos Químicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
producaoacidosgraxosvolateis.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.