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dc.creatorMichels, Adalberto Sato-
dc.date.accessioned2021-03-03T00:12:36Z-
dc.date.available2021-03-03T00:12:36Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.citationMICHELS, Adalberto Sato. Linhas de montagem industriais com estações de trabalho multi-operadas: aplicações e métodos. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24499-
dc.description.abstractAssembly lines are widely present in the automotive manufacturing industry. The procedure of building vehicles employs several workers or robots equipped with a diverse pool of tools. Facilities, wages, robots, and tools are quite costly, giving rise to the necessity of consciously designing an efficient line. It is crucial to meet product demand and reduce expenses at the same time. Due to large-size products found in automotive industries, multiple workers can be assigned to the same workstation in order to simultaneously perform different operations on the same product. In this PhD thesis, three proposed studies are presented and discussed: the Robotic Assembly Line Design (RALD) problem and two variants of the Multi-manned Assembly Line Balancing Problem (MALBP). Mixed-Integer Linear Programming (MILP) formulations are developed for all three problems. They either aim at minimising total costs at the desired production rate or the cycle time given limited resources. For the RALD problem, several practical characteristics are taken into consideration, computational tests are conducted, and a practical case study is solved with parameters collected from a real-world robotic welding assembly line, reaching optimality. Secondly, both variants of MALBP models incorporate strong symmetry break constraints (valid inequalities) and decompose the original problem into innovative Benders’ Decomposition Algorithms (BDA). These algorithms are able to optimally solve large-size instances and outperform previous methods in terms of solution quality. Finally, contributions of developed works are summarised and further research directions are suggested for all problems.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paranápt_BR
dc.description.sponsorshipSecretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI)pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectPesquisa operacionalpt_BR
dc.subjectOtimização matemáticapt_BR
dc.subjectBalanceamento de linha de montagempt_BR
dc.subjectProgramação linearpt_BR
dc.subjectMétodo de decomposiçãopt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subjectOperations researchpt_BR
dc.subjectMathematical optimizationpt_BR
dc.subjectAssembly-line balancingpt_BR
dc.subjectLinear programmingpt_BR
dc.subjectDecomposition methodpt_BR
dc.subjectAutomobile industry and tradept_BR
dc.subjectComputer simulationpt_BR
dc.titleIndustrial assembly lines with multi-operated workstations: applications and methodspt_BR
dc.title.alternativeLinhas de montagem industriais com estações de trabalho multi-operadas: aplicações e métodospt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoAs linhas de montagem estão amplamente presentes na indústria de fabricação automotiva. O procedimento de construção de veículos emprega vários trabalhadores ou robôs equipados com um conjunto diversificado de ferramentas. Instalações, salários, robôs e ferramentas possuem altos custos, fazendo surgir a necessidade de se projetar uma linha eficiente cuidadosamente. É crucial que a demanda do produto seja atendida e que as despesas sejam reduzidas ao mesmo tempo. Devido aos produtos encontrados nas indústrias automotivas serem de grande porte, vários funcionários podem ser designados à mesma estação de trabalho para executar diferentes operações simultaneamente no mesmo produto. Nesta tese de doutorado, três estudos propostos são apresentados e discutidos: o problema do Projeto de Linha de Montagem Robótica (PLMR) e duas variantes do Problema de Balanceamento de Linha de Montagem Multi-operada (PBLMM). Formulações de Programação Linear Inteira Mista (PLIM) são desenvolvidas para todos os problemas, visando a minimização dos custos totais na taxa de produção desejada ou do tempo de ciclo dado recursos limitados. Para o problema de PLMR, várias características práticas são levadas em consideração, testes computacionais são conduzidos, e um estudo de caso prático é resolvido com parâmetros reais coletados de uma linha de montagem robotizada para soldagem, chegando à otimalidade. Em segundo lugar, ambos os modelos das variantes do PBLMM incorporam restrições fortes de quebra de simetria (inequações válidas) e decompõem o problema original em novos Algoritmos de Decomposição de Benders (ADB). Estes algoritmos são capazes de resolver instâncias grandes de forma otimizada e superar os métodos anteriores em termos de qualidade da solução. Finalmente, as contribuições destes trabalhos desenvolvidos são resumidas e direções de novas frentes de pesquisa são sugeridas para todos os problemas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2635-9700pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9313500866021644pt_BR
dc.contributor.advisor1Magatao, Leandro-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6917-9753pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4652695720103701pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Arinei Carlos Lindbeck da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0262-9243pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3094470512414488pt_BR
dc.contributor.referee2Coelho, Leandro Callegari-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4589-643Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5085659938072564pt_BR
dc.contributor.referee3Magatao, Leandro-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-6917-9753pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4652695720103701pt_BR
dc.contributor.referee4Santos, Maristela Oliveira dos-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-7092-4573pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0756373063566786pt_BR
dc.contributor.referee5Luders, Ricardo-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0001-6483-4694pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5158617067991861pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::AUTOMACAO ELETRONICA DE PROCESSOS ELETRICOS E INDUSTRIAISpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Elétricapt_BR
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