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Título: Contribuições de um jogo didático na mobilização de funções psicológicas superiores
Título(s) alternativo(s): Contributions of a didactic game in the mobilization of higher psychological functions
Autor(es): Silva, Renan Victor da
Orientador(es): Goya, Alcides
Palavras-chave: Jogos educativos
Química - Estudo e ensino
Psicologia da aprendizagem
Educational games
Chemistry - Study and teaching
Learning, Psychology of
Data do documento: 4-Dez-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SILVA, Renan Victor da. Contribuições de um jogo didático na mobilização de funções psicológicas superiores. 2020. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.
Resumo: Um dos grandes desafios dos professores de Química é conseguir atrair o interesse dos estudantes pela disciplina, visto que, muitos dos conteúdos e conceitos são complexos e abstratos. Uma alternativa que pode auxiliar a superar tais desafios é o uso de metodologias diferenciadas. Para tanto, os jogos didáticos têm se mostrado um recurso muito eficaz no contexto de sala de aula e, também, podem funcionar como auxiliar na mobilização das principais Funções Psicológicas Superiores (FPS) de Vygotsky. Com isso, o objetivo desta pesquisa foi analisar a contribuição de um jogo didático denominado “Quimoenergia” no processo da mobilização das principais FPS. O jogo, composto por 20 questões-problema, envolveu conceitos de Termoquímica e foi aplicado a duas turmas da terceira série do Ensino Médio. A primeira aplicação serviu como piloto e proporcionou duas mudanças importantes, as quais foram: melhorar os equipamentos de coleta de dados, em nosso caso, a coleta dos áudios e, alterar o tempo de resposta dos grupos para cada questão. Os áudios coletados na segunda aplicação foram transcritos e analisados seguindo as orientações da Análise de Conteúdo, tendo as FPS como categorias a priori. Os resultados indicaram que os estudantes conseguiram mobilizar as principais FPS, como: percepção, atenção, memória, imaginação, pensamento/linguagem e emoção/sentimento. As FPS pensamento/linguagem e emoção/sentimento foram as mais mobilizadas. O sucesso de um jogo didático, está diretamente relacionado ao equilíbrio das duas principais funções do jogo sendo: a função lúdica e a função educativa. Acredita-se que a FPS pensamento/linguagem está diretamente ligada à função educativa, e a FPS emoção/sentimento está direcionada à função lúdica, sendo assim, o fato de as duas terem sidos as mais mobilizadas, indica que o jogo “Quimoenergia” esteve totalmente adequado à definição de um jogo didático. Cabe destacar também que algumas FPS, tais como: atenção, memória e pensamento/linguagem permaneceram mobilizadas mesmo após os estudantes errarem alguma questão e continuarem discutindo-a, evidenciando o comprometimento dos participantes. Por fim, além de conseguirem responder ao problema inicial deste estudo, o jogo proporcionou um ambiente favorável à aprendizagem dos estudantes, uma vez que o conteúdo central esteve totalmente relacionado às situações cotidianas dos alunos, o que favoreceu aprendizagem dos conceitos trabalhados.
Abstract: One of the great challenges for Chemistry teachers is to seek students' interest in the subject, since many of the contents and concepts are complex and abstract. An alternative that can help to overcome such challenges is the use of different methodologies. For this purpose, didactic games have, if necessary, a very effective resource in the context of the classroom and, also, they can function as an aid in the mobilization of Vygotsky's main Superior Psychological Functions (FPS). With this, the objective of this research was to analyze the contribution of a didactic game called “Quimoenergia” in the mobilization process of the main FPS. The game, consisting of 20 problem questions, involves the concepts of thermochemistry and was applied to two classes in the third grade of high school. The first application served as a pilot and provided two important changes, such as: improving the data collection equipment, in our case, the collection of audios and changing the response time of the groups for each question. The audios collected in the second application were transcribed and continue following the guidelines of Content Analysis, with FPS as a priori categories. The results indicated that the students were able to mobilize the main FPS, such as: perception, attention, memory, imagination, thought / language and emotion / feeling. The FPS thought / language and emotion / feeling were the most mobilized. The success of a didactic game is directly related to the balance of the two main functions of the game being: the play function and the educational function. It is believed that a FPS thought / language is directly linked to the educational function, and the FPS emotion / feeling is directed to the playful function, thus, the fact that as two have been the most mobilized, indicates that the game “Quimoenergia” was totally adequate to the definition of a didactic game. It is also worth mentioning that some FPS, such as: attention, memory and thought / language will remain mobilized even after students make a mistake and continue to discuss, highlight or compromise the participants. Finally, in addition to being able to answer the initial problem of this study, the game provides a favorable environment for students 'learning, since the central content was totally related to students' everyday situations, which favored the learning of the concepts worked on.
Descrição: Acompanha: Jogo didático: quimoenergia.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24602
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