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Título: Uma experiência docente no ensino de biologia para estudantes inclusos em sala de aula regular
Título(s) alternativo(s): A teaching experience in biology teaching for students included in the regular classroom
Autor(es): Drosdoski, Jennefer Bortoluzzi Pereira
Orientador(es): Bertoni, Danislei
Palavras-chave: Biologia - Estudo e ensino
Educação inclusiva
Incapacidade intelectual
Biology - Study and teaching
Inclusive education
Stupidity
Data do documento: 25-Nov-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: DROSDOSKI, Jennefer Bortoluzzi Pereira. Uma experiência docente no ensino de biologia para estudantes inclusos em sala de aula regular. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
Resumo: A busca pela inclusão escolar das pessoas com deficiência ocorre desde a Lei 4.024 de 1961, que fixou as Diretrizes e a Base da Educação Nacional, no entanto, naquela época, poucas modificações ocorreram no cenário da educação, foi apenas a partir da Constituição Federal de 1988 que o cenário da inclusão escolar começa a se modificar. No contexto da sala de aula, a inclusão do aluno com deficiência se evidenciou e na atualidade os docentes precisam de novas estratégias de ensino, assim, questiona-se em que medida os jogos e modelos didáticos pode contribuir com a aprendizagem desse público? Com isso, a presente pesquisa teve como objetivo geral identificar em que medida a utilização de jogos e modelos didáticos na abordagem do conteúdo "divisão celular: mitose e meiose", poderiam contribuir como potencializadores na aprendizagem de dois alunos com deficiência intelectual inclusos em uma turma regular do primeiro ano do Ensino Médio, de uma Escola Pública Estadual de Porto União/SC. Partiu-se do pressuposto que a inclusão é um processo que necessita por parte do docente, o desenvolvimento de estratégias que possibilitem ao aluno uma construção de conhecimento. O trabalho foi desenvolvido em etapas: A primeira, observação dos alunos em suas salas; A segunda, a elaboração dos recursos, A terceira, a qual ocorreu a aplicação do pré-teste, recursos didáticos e pós-teste; A quarta etapa, entrevistas com o Professor de Biologia e os Professores de Atendimento Especializado. A abordagem metodológica da pesquisa foi qualitativa de natureza interpretativa, com observação participante e com intervenções didáticas, os instrumentos de coletas de dados utilizados foram: anotações das observações, Teste diagnóstico 1 e Teste diagnóstico 2, respostas das entrevistas e as anotações realizadas ao longo das aplicações. Para análise e avaliação dos resultados utilizou-se a Técnica de Análise de Conteúdo de Moraes (1999) e a partir dela obteve-se 4 categorias: 1. Interação; 2. Apropriação do Conteúdo; 3. Adaptação Curricular e; 4. Formação Inicial e Continuada dos Professores. Essas categorias permitiram chegar a tais resultados: Os recursos didáticos puderam contribuir com a melhora da memorização e interação dos alunos; A interação permite que os alunos possam ter um melhor desempenho ao longo das aulas; A adaptação do conteúdo com a utilização de recursos favorece um ensino e aprendizado correspondente às condições dos alunos; A formação do educador é fundamental e propicia uma mudança de postura pedagógica. Espera-se que este trabalho contribua com discussões acerca do processo inclusivo que se instaura cada vez mais no país, bem como promova novas possibilidades de encaminhamentos metodológicos para o ensino de Biologia com a utilização de jogos e modelos didáticos como estratégia de aprendizagem em situações de flexibilização curricular para alunos com deficiência intelectual.
Abstract: The search for school inclusion of people with disabilities occurs since Law 4.024 of 1961, which established the National Education Guidelines and Basis, however, at that time, few changes occurred in the education scenario, it was only from the Federal Constitution of 1988 that the scenario of school inclusion begins to change. In the context of the classroom, the inclusion of students with disabilities was evident and nowadays teachers need new teaching strategies, thus, it’s questioned to what extent games and didactic models can contribute to the learning of this audience? With this, the present research had as general objective to identify to what extent the use of games and didactic models in the approach of the content "cell division: mitosis and meiosis", could contribute as potentializers in the learning of two students with intellectual disabilities included in a class regular in the first year of high school, from a public school in Porto União / SC. It was assumed that inclusion is a process that requires on the part of the teacher, the development of strategies that enable the student to build knowledge. The work was developed in stages: The first, observation of students in their classrooms; The second, the elaboration of resources; The third, which occurred the application of the pre-test, didactic resources and post-test; The fourth stage, interviews with the Biology Professor and the Specialized Care Professors. The methodological approach of the research was qualitative of an interpretative nature, with participant observation and didactic interventions, the instruments of data collection used were: notes of observations, Diagnostic test 1 and Diagnostic test 2, answers of the interviews and the notes made along the applications. Moraes' Content Analysis Technique (1999) was used to analyze and evaluate the results, and from it 4 categories were obtained: 1. Interaction; 2. Appropriation of Content; 3. Curricular adaptation and; 4. Initial and Continuous Teacher Training. These categories allowed to reach such results: Didactic resources were able to contribute to the improvement of students' memorization and interaction; The interaction allows students to perform better during classes; The adaptation of the content with the use of resources favors teaching and learning corresponding to the conditions of the students; Educator training is essential and provides a change in pedagogical posture. It’s expected that this work will contribute to discussions about the inclusive process that’s increasingly established in the country, as well as promoting new possibilities of methodological approaches for teaching Biology with the use of games and didactic models as a learning strategy in situations of curricular flexibility for students with intellectual disabilities.
Descrição: Acompanha produção técnica: Inclusão na prática: recursos didáticos no ensino de biologia celular
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24628
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