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Título: Educação inclusiva na perspectiva da educação matemática: um estudo acerca da deficiência intelectual
Título(s) alternativo(s): Inclusive education in the perspective of mathematical education: a study about intellectual disability
Autor(es): Kawalek, Veronice Maria
Orientador(es): Pereira, Luciana Boemer Cesar
Palavras-chave: Educação inclusiva
Matemática - Estudo e ensino
Incapacidade intelectual
Inclusive education
Mathematics - Study and teaching
Stupidity
Data do documento: 7-Fev-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: KAWALEK, Veronice Maria. Educação inclusiva na perspectiva da educação matemática: um estudo acerca da deficiência intelectual. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2019.
Resumo: O objetivo geral deste trabalho foi investigar as metodologias utilizadas no ensino de matemática de deficientes intelectuais nas escolas estaduais de Dois Vizinhos - Paraná. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, aplicada, de cunho interpretativo com pesquisa de campo, a qual foi realizada em dois momentos: levantamento de dados junto ao Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos - PR e seleção de critérios de escolha das instituições de ensino a serem pesquisadas; aplicação dos questionários com professores de matemática professores de sala de recursos e pedagogos das instituições de ensino analisadas. O referencial teórico trata do contexto histórico da educação inclusiva, ensino de matemática inclusivo, deficiência intelectual e salas de recursos. Os resultados foram analisados pelo método qualitativo. Como resultados percebe-se que a maioria das escolas analisadas possuem salas de recursos e que há métodos de ensino adaptados para alunos com deficiência intelectual. Além disso, grande parte dos professores possuem formação para o trabalho na área, e, dentre aqueles que não a possuem, preocupam-se em adquirir conhecimento para o trabalho com alunos inclusivos. Há unanimidade quanto à realização de formação continuada como uma contribuição da universidade com a educação básica. Por fim, enfatiza-se a importância de pesquisa nessa temática para a difusão de conhecimentos e novas práticas.
Abstract: The main objective of this research is investigate the methodologies used in the mathematics teaching of the intellectual handicapped in the state schools of Dois Vizinhos - Paraná. The study is characterized as a qualitative, applied, interpretive research with field research, which was performed in two moments: first, data collection at the Regional Center of Education of Dois Vizinhos - PR and selection criteria of the educational institutions to be surveyed; second, application of the questionnaires with mathematics and resource classroom teachers, in some cases with pedagogues of the analyzed educational institutions. The theoretical framework deals with the historical context of inclusive education, teaching of inclusive mathematics, intellectual disability and resource classrooms. The results were analyzed using the qualitative method. As a result, it can be seen that most of the analyzed schools have resource classrooms and that there are adapted teaching methods for students with intellectual disabilities. In addition, most teachers have been trained to work in the area, and among those who do not, they are concerned with acquiring knowledge for working with inclusive students. There is unanimity about continuing education as a contribution of the university to basic education. Finally, it is emphasized the importance of research in this theme for the diffusion of knowledge and new practices.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24736
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