Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2474
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAntiszko, Thaiz Regina-
dc.date.accessioned2017-09-23T23:08:54Z-
dc.date.available2017-09-23T23:08:54Z-
dc.date.issued2016-12-12-
dc.identifier.citationANTISZKO, Thaiz Regina. Sequência didática para o ensino de radioatividade com enfoque CTS no ensino médio. 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2474-
dc.descriptionAcompanha: Produto educacional para o ensino de radioatividade por meio de uma sequência didática em uma abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation presents a study of the development and evaluation of a didactic sequence in a STS approach to teaching the subject radioactivity in the teaching of Chemistry. The elaborated didactic sequence contemplated different activities involving the relations of the scientific content with the daily of the students, besides the relations that the radioactivity has with the science, technology and the society. The methodological approach used was qualitative of an interpretive nature, carried out with 18 students, from the second year of high school, the morning shift, of a college of the state education network of the city of Ivaí - PR. The data collection was done by means of a questionnaire, participant observation, notes in field diary, activities developed by the students, photos and filming. The main results indicated contributions to the understanding of scientific knowledge and the STS relations on the subject, besides the positive aspects to motivate the students to reflect and to form opinion on the scientific and technological issues. The drama presented as a final item was a highlight of the sequence, evidenced the relationship and understanding of the students about the negative and positive aspects of radioactivity, as well as the students' motivation to study the subject. In general, there was a preponderant contribution of the STS approach in the transposition of students' previous concepts, in the construction of new knowledge about radioactivity, and in the perception of their diverse and controversial relations in society, as in the use of medical treatments, nuclear power production, pump construction, among others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectRadioatividadept_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiência - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectTecnologia - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectRadioactivitypt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectScience - Social aspectspt_BR
dc.subjectTechnology - Social aspectspt_BR
dc.titleSequência didática para o ensino de radioatividade com enfoque CTS no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeDidactic sequence to the radioactivity teaching using a STS approach on high schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta um estudo do desenvolvimento e avaliação de uma sequência didática em um enfoque CTS para o ensino do tema radioatividade no ensino de Química. A sequência didática elaborada contemplou diferentes atividades envolvendo as relações do conteúdo científico com o cotidiano dos estudantes, além das relações que a radioatividade possui com a ciência, tecnologia e a sociedade. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa de natureza interpretativa, realizada com 18 estudantes, do segundo ano do ensino médio, do turno matutino, de um colégio da rede estadual de ensino da cidade de Ivaí - PR. A coleta de dados se deu por meio de questionário, observação participante, anotações em diário de campo, atividades desenvolvidas pelos estudantes, fotos e filmagens. Os principais resultados indicaram contribuições para a compreensão do conhecimento científico e as relações de CTS a respeito do tema, além dos aspectos positivos para motivar os estudantes a refletir e formar opinião sobre as questões científicas e tecnológicas. A dramatização apresentada como item finalizador foi um ponto de destaque da sequência, evidenciou a relação e a compreensão obtida pelos estudantes a respeito dos aspectos negativos e positivos da radioatividade, assim como proporcionou a motivação dos estudantes no estudo do tema. E, de forma geral, houve contribuição preponderante do enfoque CTS na transposição dos conceitos prévios dos estudantes, para a construção de novos conhecimentos a respeito da radioatividade, e para a percepção das suas diversas e controversas relações na sociedade, como na utilização em tratamentos médicos, produção de energia nuclear, construção de bombas, entre outros.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8995321364104162pt_BR
dc.contributor.advisor1Sauer, Elenise-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3291362809148194pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4964620822134669pt_BR
dc.contributor.referee1Freire, Leila Ines Follman-
dc.contributor.referee2Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.contributor.referee3Sauer, Elenise-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Antiszko, Thaiz Regina_2016.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Antiszko, Thaiz Regina_2016_1.pdf1,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons