Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24785
Título: Infográfico: gênero multimodal no ensino de geografia
Título(s) alternativo(s): Infographic: multimodal genre in the teaching of geography
Autor(es): Silva, Gabriella Araújo de Lima
Orientador(es): Santos, Givan José Ferreira dos
Palavras-chave: Métodos gráficos
Modalidade (Linguística)
Geografia - Estudo e ensino
Graphic methods
Modality (Linguistics)
Geography - Study and teaching
Data do documento: 26-Nov-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SILVA, Gabriella Araújo de Lima. Infográfico: gênero multimodal no ensino de geografia. 2020. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.
Resumo: Na busca de suportes teóricos e metodológicos para favorecer a abordagem de conhecimentos científicos no contexto da Educação Básica, esta pesquisa efetivou uma prática escolar interdisciplinar tendo como ponto de partida a questão: Como explorar de forma produtiva no Ensino Médio o uso do gênero multimodal infográfico no processo de aprendizagem de temas relevantes de Geografia? E foram traçados os objetivos primordiais: expor o processo de elaboração do produto educacional InfoGeográfico, que consistiu em um esquema de desenvolvimento de estudo de conteúdos geográficos importantes com elaboração de infográficos; descrever as etapas de aplicação desse material didático; analisar os resultados advindos dessa aplicação. A base teórica aliou princípios da Geografia Crítica, no tratamento de conteúdos dessa disciplina, e orientações da Linguística de Texto no que se refere à leitura e elaboração do gênero infográfico. Realizou-se no final de 2019 pesquisa bibliográfico-descritiva, analítica e de campo, em que se aplicou o produto educacional InfoGeográfico em uma turma de 1º Ano do Ensino Médio, de um colégio público de uma cidade paranaense. Os alunos demonstraram assimilação dos conteúdos geográficos explorados nas aulas, produziram infográficos com qualidade, participaram ativamente das atividades e realizaram aprendizagem interativa e colaborativa.
Abstract: In search of theoretical and methodological supports to favor the approach of scientific knowledge in the basic education context, this research carried out one school practice interdisciplinar having starting point one question: how to explore productively in high school the genre use multimodal infographic in the learning process relevant topics of Geography? The primary objectives were outlined: expose the process of preparing the educational infogeographic product, that constitutes in a scheme development of important study in geographics content with elaboration infographics, which consisted of a scheme geographic content development important with the infographic elaboration; describe the application steps of this didactic material; analyze the results arising of this application. The theoretical basis allied critic geographic principles, in the treatment of this subject contents, and guidelines text linguistic regarding reading and elaboration the infographic genre. Realized in the end of 2019 descriptive bibliographic search, analytical and field, where it was applied the educational product infographic in a class of first year in a public Parana city high school. The students demonstrated assimilation of geographics contents exploited in classes, they p roduced infographic with qualities, they participated actively in the activities and realized interactive and collaborative learning.
Descrição: Acompanha: Infogeográfico.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24785
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
infograficomultimodalensinogeografia.pdf8,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
infograficomultimodalensinogeografia_produto.pdf4,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons