Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24893
Título: Utilização do jogo "Divisão em Trilha" na aprendizagem de conceitos de divisão: um estudo
Título(s) alternativo(s): Use of the "Track Division" game in learning division concepts: a study
Autor(es): Pereira, Celia Alves
Orientador(es): Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Palavras-chave: Jogos educativos
Jogos no ensino de matemática
Matemática - Estudo e ensino
Aritmética
Divisão
Educational games
Games in mathematics education
Mathematics - Study and teaching
Arithmetic
Division
Data do documento: 3-Mar-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: PEREIRA, Celia Alves. Utilização do jogo "Divisão em Trilha" na aprendizagem de conceitos de divisão: um estudo. 2021. [146] f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo investigar de que forma o jogo “Divisão em Trilha”, aplicado a alunos do sexto ano do Ensino Fundamental de um colégio Estadual da região noroeste do Paraná, pode contribuir para a aprendizagem da operação de divisão e conceitos a ela relacionados (múltiplos e divisores). A pesquisa teve uma abordagem qualitativa; os dados foram obtidos por meio de registros escritos de atividades e questionários aplicados aos alunos, participantes da pesquisa, e de gravações de áudio e imagem. A interpretação dos resultados foi realizada a partir do referencial Vygotskyano, em que o jogo foi considerado um instrumento mediador do conhecimento. Os resultados apresentam indícios de que esse jogo oportunizou a aprendizagem da operação de divisão, ao permitir a interação dos alunos pela mediação caracterizada pela abordagem Vygotskyana; colaborou para a realização do trabalho em grupo e aos pares, proporcionando um ambiente favorável, dinâmico, divertido e agradável para a aprendizagem matemática. Desta forma, recomenda-se o jogo enquanto produto educacional potencial a estudantes da educação básica, tendo em vista o ensino de divisão por professores que ensinam matemática.
Abstract: This work aimed to investigate how the game “Division in Track”, applied to students of the sixth year of Elementary School of a State school in the northwest region of Paraná, can contribute to the learning of the operation of division and concepts (multiples and divisors). The research took a qualitative approach; the data were obtained through written records in the activities and questionnaires applied to students participating in the research and through audio and image recordings. The results were interpreted using the Vygotskyan framework, in which the game was considered a mediator of knowledge. The results show evidence that this game made it possible to learn the division operation, by allowing students to interact through mediation characterized by the Vygotskyan approach; collaborated to carry out work in groups and in pairs, providing a favorable, dynamic, fun, and pleasant environment for mathematical learning. Thus, the game is recommended as a potential educational product for students of basic education, in view of the teaching of division by teachers who teach mathematics.
Descrição: Acompanha: Jogo de tabuleiro "Divisão em Trilha": uma aventura matemática.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24893
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jogodivisaotrilhaestudo.pdf7,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
jogodivisaotrilhaestudo_produto.pdf3,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons