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Título: A influência da industrialização na territorialidade urbana da região metropolitana de Curitiba
Título(s) alternativo(s): The influence of industrialization on the urban territory of the metropolitan region of Curitiba
Autor(es): Azzulin, Mayara Bormann
Orientador(es): Fernandes, Valdir
Palavras-chave: Urbanização
Industrialização - Curitiba, Região Metropolitana de (PR)
Territorialidade humana
Desenvolvimento sustentável
Urbanization
Industrialization - Curitiba, Região Metropolitana de (PR)
Human territoriality
Sustainable development
Data do documento: 14-Dez-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: AZZULIN, Mayara Bormann. A influência da industrialização na territorialidade urbana da região metropolitana de Curitiba. 2020. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: O modelo de formação do urbano no território brasileiro foi baseado em políticas orientadas por questões econômicas. Com isso, de forma natural, as indústrias se instalaram no mesmo período em que foi exigido das cidades políticas voltadas ao desenvolvimento territorial sustentável. No caso do Paraná, a industrialização esteve focada na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), porém nota-se uma discrepância entre os diversos índices apresentados pelos municípios da região, trazendo o questionamento sobre o modelo imposto para essa área. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa foi avaliar como a industrialização influencia na territorialidade urbana da RMC. Para isso a metodologia da pesquisa foi dividida em seis fases. A primeira identifica os temas norteadores do projeto (territorialidade urbana e industrialização), sendo realizado um levantamento legislativo prévio referente aos municípios da RMC. Como se trata de um estudo de caso, optou-se por segmentar a segunda fase entre conhecimento teórico e compreensão técnica. Na terceira fase, foram definidas fontes de embasamento do estudo a partir da legislação pertinente (lei de uso e ocupação do solo) e do uso dos satélites LANDSAT 1 e LANDSAT 8; em relação às imagens de satélite foram testadas as classificações supervisionadas (MAXVER) e não supervisionada (NDVI), sendo que todas as informações coletadas desta etapa resultaram em dados vetoriais. Com os resultados obtidos até então, na quarta fase se iniciaram análises teórico-conceituais, especialmente do ponto de vista empírico (do SR). Também foram selecionados indicadores e índices de análise, nos quais a urbanização e o desenvolvimento sustentável serviram como base. Na quinta e penúltima fase foram sintetizadas as informações no sentido do nível municipal para o nível regional. Por fim, na última etapa, confirma-se a RMC como industrializada, porém observando essa política concentrada nos municípios próximos à capital. Entre as duas classificações de imagem de satélite, a mais indicada para a região foi a de classificação não supervisionada (NDVI). Através da densidade kernel, confirmou-se a existência de uma concentração industrial ao lado leste da RMC – região, inclusive, que contempla ampla superfície de áreas protegidas ambientalmente. Nota-se também que as cidades não contempladas pelas políticas públicas regionais de industrialização, ainda reservam boa parte de sua área urbana para a indústria. De posse dos resultados do NDVI, observa-se que, além do crescimento exponencial de áreas urbanas, a industrialização implicou na redução da vegetação densa na região. Verifica-se ainda, que os municípios mais periféricos da RMC – aqueles que vinculam a maior porcentagem de suas áreas urbanas para industrialização – são os que possuem índices mais baixos do IDH e valores elevados do GINI. Diante dessas constatações, conclui-se que a destinação de áreas específicas para industrialização é uma política importante tanto do ponto de vista ambiental quanto social. Nessa perspectiva, destaca-se que a industrialização não deve ser aplicada apenas com a finalidade de aumento do PIB da região, já que essa medida não influenciará diretamente em outros indicadores que envolvam a população de fato.
Abstract: The urban formation model in the Brazilian territory was based on policies oriented by economic issues. With that, in a natural way, the industries were installed in the same period in which policies focused on sustainable territorial development were required from cities. In the case of Paraná, industrialization was focused on the Metropolitan Region of Curitiba (MRC), but there is a discrepancy between the various indices presented by the municipalities in the region, raising the question about the model imposed on this area. Thus, the general objective of this research was to evaluate how industrialization influences the urban territoriality of the MRC. For this, the research methodology was divided into six phases. The first identifies the guiding themes of the project (urban territoriality and industrialization), and a prior legislative survey regarding the municipalities of the MRC was carried out. As this is a case study, we chose to segment the second phase between theoretical knowledge and technical understanding. In the third phase, sources for the study were defined based on the relevant legislation (land use and occupation law) and the use of LANDSAT 1 and LANDSAT 8 satellites; in relation to satellite images, the supervised (MAXVER) and unsupervised (NDVI) classifications were tested, and all the information collected from this step resulted in vector data. With the results obtained só far, in the fourth phase, theoretical-conceptual analyzes were initiated, especially from the empirical point of view (of the RS). Analysis indicators and indexes were also selected, on which urbanization and sustainable development served as a basis. In the fifth and penultimate phase, information from the municipal level to the regional level was synthesized. Finally, in the last stage, the MRC is confirmed as industrialized, but observing this policy concentrated in the municipalities close to the capital. Among the two satellite image classifications, the most suitable for the region was the unsupervised classification (NDVI). By means of the kernel density, it was confirmed that the existence of an industrial concentration on the east side of the MRC – a region, including a wide area of environmentally protected areas. It is also noted that cities that are not covered by regional public industrialization policies, still reserve a good part of their urban area for industry. With the results of the NDVI in mind, it is observed that, in addition to the exponential growth of urban areas, industrialization implied the reduction of dense vegetation in the region. It can also be seen that the most peripheral municipalities in the MRC – those that link the largest percentage of their urban areas for industrialization – are those with the lowest HDI indexes and high GINI values. In view of these findings, it concludes that the allocation of specific areas for industrialization is an important policy from both an environmental and a social point of view. In this perspective, it is emphasized that industrialization should not be applied only for the purpose of increasing the region’s GDP, since this measure will not directly influence other indicators that involve the actual population.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25108
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