Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25149
Título: A Terra dos Meninos Pelados: considerações sobre paradigmas tradicionais e emergentes para uma abordagem didática
Autor(es): Santos, Cícera Jessiane Lins dos
Orientador(es): Remenche, Maria de Lourdes Rossi
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil
Ramos, Graciliano, 1892-1953
Leitura - Estudo e ensino
Letramento - Literatura infantojuvenil
Didática
Estudantes do ensino fundamental
Children's literature
Reading - Study and teaching
Literacy - Juvenile literature
Didatics
School children
Data do documento: 3-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Cícera Jessiane Lins dos. A Terra dos Meninos Pelados: considerações sobre paradigmas tradicionais e emergentes para uma abordagem didática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma análise de A terra dos meninos pelados (1937), de Graciliano Ramos, considerando, para esse exercício, a mobilização de procedimentos estéticos categorizados entre paradigmas importantes para história da literatura infantil. Com base nos resultados da análise, e a fim de contribuir, também, para o desenvolvimento de práticas sociais de leitura capazes de compor processos de letramento literário, o trabalho propõe uma sequência didática básica com a narrativa, segundo modelo de Rildo Cosson (2014), para turmas regulares do 6o ano do Ensino Fundamental. A metodologia adotada para atender a esses propósitos apresenta um viés interpretativista e o corpus da pesquisa constitui se da própria narrativa infantil e de textos como os de Luís Bueno (2016), Ricardo Ramos Filho (2017), José Nicolau Gregorin Filho (2011) e Maria Zilda da Cunha (2012), utilizados tanto para embasar a interpretação quanto para situar a obra em um contexto de mudanças paradigmáticas.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25149
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_07.pdf27,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.