Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25172
Título: O uso do método recepcional nas narrativas breves de Machado de Assis
Autor(es): Oliveira Júnior, Ismael Martins de
Orientador(es): Souza, Maurini de
Palavras-chave: Literatura - Estudo e ensino
Arte narrativa
Ensino - Metodologia
Assis, Machado de, 1839-1908
Literature - Study and teaching
Narrative art
Teaching - Methodology
Data do documento: 11-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA JÚNIOR, Ismael Martins. O uso do método recepcional nas narrativas breves de Machado de Assis. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: O presente trabalho visa, através de pesquisa bibliográfica, responder algumas questões que surgiram durante a especialização em Literatura Brasileira voltadas ao ensino da literatura propondo o uso de método recepcional em narrativas breves, visando à contribuição na formação do leitor na escola. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é propor uma sequência didática para o ensino de Literatura por meio do método recepcional em narrativas breves de Machado de Assis como proposta de instrumento de ensino na formação do leitor das últimas séries do Ensino Fundamental II. Para tanto, como metodologia ainda segue-se a proposta da abordagem qualitativa que se preocupa com o comportamento dos acontecimentos, analisando os porquês de determinado problema, com a finalidade de analisar e descobrir os fatos. Ao final do estudo, foi proposto um plano de aula com características voltadas para facilidade da aplicação em sala, baixo custo de recursos e alto grau de aprendizado e estímulo à recepção leitora, fato este que carece de ser fomentado nos dias atuais; deste modo, tem-se que este estudo alcança seus objetivos e espera-se que este trabalho sirva de inspiração para a classe acadêmica e desperte nos pesquisadores o desejo para o aprofundamento da temática que ainda demanda investigação.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25172
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_24.pdf14,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.