Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25204
Título: Família e escola: "alicerce para formação de alunos leitores"
Autor(es): Grein, Silvia Salete
Orientador(es): Floripi, Simone Azevedo
Palavras-chave: Leitura
Leitores - Formação
Famílias - Educação
Reading
Reader - Formation
Families - Education
Data do documento: 1-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GREIN, Silvia Salete. Família e escola: "alicerce para formação de alunos leitores". 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: É na família que ocorrem as primeiras aprendizagens e experiências que serão levadas para a vida, mostrando-se verdadeiramente marcantes. É a família que oferece os ingredientes prin cipais e a base para formação da criança. Exercendo, ainda, um papel muito importante no desenvolvimento humano do ser, influenciando o lado emocional, social e cognitivo e, consequentemente, no seu futuro desempenho acadêmico. O presente trabalho aborda a importância da leitura no processo ensino aprendizagem, dado que a leitura está presente em todos os lugares da sociedade precisando ser vista como algo importante que interfere na compreensão e interpretação do mundo em que se encontra inserido. Temos como meta apresentar através deste estudo a importância que a família e a escola possuem ao incentivar e mediar os alunos nesta formação. Que o elo formado entre a família e a escola influenciará a vida acadêmica do aluno, como base para se desenvolver e ampliar seus conhecimentos para atuar como agente transformador na sociedade. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos com o objetivo de fundamentar a pesquisa tendo como base diferentes autores. Concluída a pesquisa bibliográfica foram lançadas as oficinas de leitura em uma sequência de atividades envolvendo os professores, alunos e as famílias com a finalidade de concretizar a importância da união entre escola e família.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25204
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_51.pdf15,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.