Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25224
Título: Uso de celulares como ferramenta no ensino de química
Título(s) alternativo(s): Use of mobile phones as a tool in chemistry teaching
Autor(es): Miranda, José Rodrigo
Orientador(es): Leite, Deborah Catharine de Assis
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Telefone celular
Química - Estudo e ensino
Information technology
Cell phones
Chemistry - Study and teaching
Data do documento: 16-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: MIRANDA, José Rodrigo. Uso de celulares como ferramenta no ensino de química. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidades) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.
Resumo: Os aparelhos celulares podem se tornar uma ferramenta bastante eficiente na aprendizagem, uma vez que a maioria destes dispositivos possui recursos tais como câmeras fotográficas e de vídeo, calculadoras, acesso à internet e a opção de instalação de aplicativos que atuam com ou sem acesso à internet. Esse estudo tem como objetivo principal avaliar o uso de celulares como ferramenta auxiliar de ensino-aprendizagem de química do Ensino Médio. Para a realização deste trabalho foi utilizado como método de pesquisa a revisão narrativa realizada por meio de pesquisa em livros e artigos na plataforma Google Scholar. Nessa pesquisa foi possível observar que grande parte dos estudos que envolvem o uso de aparelhos celulares como ferramenta pedagógica, obtiveram como resultados um aumento na interação entre professores e alunos, aulas mais dinâmicas e contextualizadas, além de contribuir para construção dos saberes. Repensar os modelos tradicionais de ensino de química e construir novas abordagens, além de explorar cada vez mais os recursos que os aparelhos celulares possuem é o primeiro passo para uma aprendizagem mais eficaz e para uma educação moderna e de qualidade.
Abstract: Mobile devices can become a very efficient tool in learning, since most of these devices have such features such as cameras and video cameras, calculators, internet access and the option of installing applications that act with or without internet access. The main objective of this study is to evaluate the use of mobile phones as an auxiliary teaching-learning tool for high school chemistry. To carry out this work, the narrative review was used as a research method carried out through research in books and articles in the Google Scholar platform. In this research, it was possible to observe that most studies involving the use of cellular devices as a pedagogical tool obtained as results in an increase in the interaction between teachers and students, more dynamic and contextualized classes, besides contributing to the construction of knowledge. Rethink traditional models of chemistry teaching and build new approaches, and increasingly explore the resources that cell phones is the first step towards more effective learning and modern, quality education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25224
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_II_2020_26.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.