Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25249
Título: Proposta de aplicação do Kanban no setor de pesagem de matéria prima em uma indústria de alimentos
Título(s) alternativo(s): Plan of application of Kanban in the raw material weighing section in a food Industry
Autor(es): Ronconi, Paula Cassiana
Orientador(es): Trentin, Marcelo Gonçalves
Palavras-chave: Just-in-time
Controle de produção
Controle de estoque
Processos de fabricação
Alimentos - Indústria
Just-in-time systems
Production control
Inventory control
Manufacturing processes
Food industry and trade
Data do documento: 24-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: RONCONI, Paula Cassiana. Proposta de aplicação do Kanban no setor de pesagem de matéria prima em uma indústria de alimentos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo descrever uma proposta de aplicação do sistema Kanban no Setor de Pesagem de Matéria Prima de uma linha de biscoito em uma Indústria de Alimentos. A empresa possui um plano de produção semanal, elaborado pelo setor de Planejamento e Controle de Produção, o qual também é responsável pela emissão das Ordens de Produção e Sumarizada (relatório dos itens de matéria prima e embalagens utilizadas no processo). Atualmente a empresa não possui um sistema que controle o processo de pesagem de matéria prima para alimentar a linha de produção estudada. O Sistema Kanban, tem o papel de auxiliar a organização do ambiente e de propor uma melhorar forma de orientar o colaborador da sua função. É uma ramificação do sistema Toyota de produção, e propõe a utilização de cartões de identificação para realizar as operações de movimentação, abastecimento e controle. No estudo proposto, observou-se que se pode obter uma melhoria no trabalho realizado no setor de pesagem das matérias prima utilizadas em uma linha de biscoito, alcançando um melhor aproveitamento do tempo de trabalho e um manejo mais eficiente dos materiais, sem excesso de estoque.
Abstract: The present study aims to describe a proposal of application of the Kanban system in the raw material weighing section of a cookie line in a Food Industry. The company has a weekly production plan, prepared by the Production Planning and Control department, which is also responsible for issuing Production and Summarized Orders (report of raw material items and packaging used in the process). Currently, the company does not have a system that controls the process of weighing raw material to supply the production line studied. The Kanban System has the function of support the site organization and come up with a better way to guide the employee. It is a branch of the Toyota production system, and proposes the use of identification cards to carry out the handling, supply and control operations. In the proposed study, it was observed that an improvement can be obtained in the work carried out in the weighing department of the raw materials used in a cookie line, achieving a better utilization of working time and a more efficient handling of the materials, without excess stock.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25249
Aparece nas coleções:PB - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_ESEP_III_2018_20.pdf558,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.