Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25254
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPedron, Felipe Renato-
dc.date.accessioned2021-06-16T17:16:28Z-
dc.date.available2021-06-16T17:16:28Z-
dc.date.issued2020-10-27-
dc.identifier.citationPEDRON, Felipe Renato. A mediação de jogo didático como estratégia de ensino para o combate a dengue no ensino fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25254-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Mosquitópolis: um combate ao mosquito da denguept_BR
dc.description.abstractThis research developed a didactic game for elementary school students, final years, that would help the teacher in the classroom, to treat the different themes related to Dengue, in a playful and effective way. The objective of the board game is to create a fictional city where there are problems involving the proliferation of the transmitting mosquito, Aedes aegypti, and a growing increase in the number of cases. The players placed themselves as governors and administrators of this fictional city and manage the available resources aiming to eradicate Dengue in the proposed situation, so that they could not lose any of its inhabitants to the disease if they wanted to end the game with victory. With the use of this teaching tool, students were shown to be engaged and excited in learning the content, in addition to the commitment to fight the disease that was revealed during the intervention, considering that the resource brought a new way of learning, deviating from the traditional ways of teaching, which these students were used to. The game was developed as a tool to work with young people in the age group in question, providing challenges, cooperation, competitiveness, knowledge and fun. The same was thought and created as a facilitator for the work of the teacher, making it, when appropriating the educational tool, have one more device that attracts students, as well as illustrative material that facilitates the understanding and, consequently, the game application. When analyzing the questionnaires applied during the intervention, the game proved to be a great enhancer when it provided students with a more participatory and effective way of learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectJogos de tabuleiropt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectAedes aegyptipt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectBoard gamespt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.titleA mediação de jogo didático como estratégia de ensino para o combate a dengue no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe mediation of a didactic game as a teaching strategy to combat dengue in elementary schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa desenvolveu um jogo didático para estudantes do ensino fundamental, anos finais, que auxiliasse o professor em sala de aula, a tratar os diversos temas referentes à Dengue, de uma maneira lúdica e eficaz. O objetivo do jogo de tabuleiro é criar uma cidade fictícia onde existem problemas envolvendo proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, e um crescente aumento no número de casos. Os jogadores se colocaram como governantes e administradores dessa cidade fictícia e gerenciam os recursos disponíveis visando erradicar a Dengue na situação proposta, de forma que não poderiam perder nenhum de seus habitantes para a doença se quisessem finalizar o jogo com vitória. Com uso dessa ferramenta de ensino os estudantes se mostraram engajados e empolgados na aprendizagem do conteúdo, além do comprometimento no combate à doença que se revelou durante a intervenção, tendo em vista que o recurso trouxe uma nova forma de aprender, desviando das formas tradicionais de ensino, as quais estes estudantes estavam habituados. O jogo foi desenvolvido como uma ferramenta para se trabalhar com jovens na faixa etária em questão, proporcionando desafios, cooperação, competitividade, conhecimento e diversão. O mesmo foi pensado e criado como um facilitador para o trabalho do docente, fazendo com que ele, ao se apropriar da ferramenta educacional, tenha mais um artifício que atraia os estudantes, bem como um material ilustrativo que facilita a compreensão e, consequentemente, a aplicação do jogo. Ao analisar os questionários aplicados durante a intervenção, o jogo mostrou­se um grande potencializador quando proporcionou aos estudantes uma maneira mais participativa e eficaz de aprender.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0138-2015pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3178326509355658pt_BR
dc.contributor.advisor1Miquelin, Awdry Feisser-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7459-3780pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9516464037261848pt_BR
dc.contributor.referee1Miquelin, Awdry Feisser-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7459-3780pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9516464037261848pt_BR
dc.contributor.referee2Talamoni, Ana Carolina Biscalquini-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8237-5831pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4487235425259358pt_BR
dc.contributor.referee3Affonso, Igor de Paiva-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1013-8543pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3358078585155878pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mediacaojogodidaticoestrategiaensino.pdf7,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
combatemosquitodenguemosquitopolis_produto.pdf77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons