Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25289
Título: Reorganização do layout no centro de trabalho especial
Título(s) alternativo(s): Rearrangement of the layout in the special work center
Autor(es): Fagundes, Gilmar Darci
Orientador(es): Muniz, Sergio Tadeu Gonçalves
Palavras-chave: Eficiência organizacional
Instalações industriais - Layout
Manuseio e transporte de materiais
Custo industrial
Administração de instalações
Organizational effectiveness
Plant layout
Materials handling
Costs, Industrial
Facility management
Data do documento: 31-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FAGUNDES, Gilmar Darci. Reorganização do layout no centro de trabalho especial. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada na empresa Weg Motores no departamento em que o acadêmico desenvolve suas atividades de trabalho normais a partir de observações, análises e experiências vivenciadas no ambiente organizacional. O foco da atenção voltou-se reorganização do layout no centro de trabalho especial, observando as atividades que não agregam valor (NVAA), como são executados, o manuseio e etapas para o controle. Visando a otimização do manuseio e a redução de custos do setor de maneira geral. A influência negativa verificada dentro do setor foi motivada por várias deficiências, todas relacionadas com o espaço que as pessoas atuam. Alguns fatores são marcantes quanto à má utilização do espaço dentro do setor: Demora na resposta produtiva, longe de falhas nos passos das rotinas, uma deficiência da distribuição espacial. A má projeção de locais de trabalho: é uma deficiência ligada especificamente ao layout projetado para os postos no setor. Decorrente, na maioria das vezes, do fato de a projeção ter sido elaborada por pessoal não qualificado. Com a realização deste estudo pode-se analisar a as perdas com a mão distribuição no layout problema este relacionado com a demora excessiva, aqui tratada como uma forma específica.
Abstract: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada na empresa Weg Motores no departamento em que o acadêmico desenvolve suas atividades de trabalho normais a partir de observações, análises e experiências vivenciadas no ambiente organizacional. O foco da atenção voltou-se reorganização do layout no centro de trabalho especial, observando as atividades que não agregam valor (NVAA), como são executados, o manuseio e etapas para o controle. Visando a otimização do manuseio e a redução de custos do setor de maneira geral. A influência negativa verificada dentro do setor foi motivada por várias deficiências, todas relacionadas com o espaço que as pessoas atuam. Alguns fatores são marcantes quanto à má utilização do espaço dentro do setor: Demora na resposta produtiva, longe de falhas nos passos das rotinas, uma deficiência da distribuição espacial. A má projeção de locais de trabalho: é uma deficiência ligada especificamente ao layout projetado para os postos no setor. Decorrente, na maioria das vezes, do fato de a projeção ter sido elaborada por pessoal não qualificado. Com a realização deste estudo pode-se analisar a as perdas com a mão distribuição no layout problema este relacionado com a demora excessiva, aqui tratada como uma forma específica.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25289
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEP_II_2020_17.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.