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Título: Análise aerodinâmica da carenagem de um veículo de eficiência projetado para a competição Shell Eco-Marathon
Título(s) alternativo(s): Aerodynamic analysis of an efficiency vehicle built for the competition Shell Eco-Marathon
Autor(es): Maia, Carlos Eduardo
Orientador(es): Przybysz, Aldo
Palavras-chave: Energia - Consumo
Veículos
Engenharia mecânica
Energy consumption
Vehicles
Mechanical engineering
Data do documento: 10-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: MAIA, Carlos Eduardo. Análise aerodinâmica da carenagem de um veículo de eficiência projetado para a competição Shell Eco-Marathon. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2021.
Resumo: Uma das características que influencia no consumo de energia é o projeto aerodinâmico da carenagem. O principal objetivo desse trabalho consiste na análise aerodinâmica de três modelos de veículos, afim de definir qual será construído pela UTECO para a Shell Eco- Marathon, uma competição que desafia estudantes de todo o mundo a construir um veículo de alta eficiência energética. O coeficiente de arrasto foi o parâmetro para a escolha do modelo a ser construído, e foi encontrado a partir de uma análise CFD com o software ANSYS. Para simular as condições, os resultados foram baseados nas equações Reynolds aproximadas de Navier-Stokes e o modelo turbulento κ-ε, e então escolhido o modelo com 0,09999 de coeficiente de arrasto, o menor entre os três modelos.
Abstract: The Shell Eco-marathon is a competition that challenges students around the world to make a High Efficiency vehicle. One of the characteristics that influences the energy consumption is the body’s aerodynamic project. The main objective of this work is to analyze three different models of vehicles, to better guide the UTECO team of The Federal University of Technology – Paraná, Guarapuava Campus, so the team can partake the competition Shell Eco-Marathon, that challenges students around the world to make a High Efficiency vehicle. The drag coefficient was used as a parameter to choose the body for construction, and was obtained using CFD with the software ANSYS. To simulate the conditions, the results were based on the Reynolds-Averaged Navier-Stokes equations and the turbulent model k-ε, and then the model with the drag coefficient of 0,09999, the lowest of the three, was chosen.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25319
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