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Título: Proposta de automação para um processo de montagem de um componente automotivo
Título(s) alternativo(s): Automation proposal for an automotive component assembly process
Autor(es): Bertequine, André Vainer
Orientador(es): Zammar, Gilberto
Palavras-chave: Processos de fabricação - Automação
Indústria automobilística
Produtos novos
Pneumática
Controladores programáveis
Manufacturing processes - Automation
Automobile industry and trade
New products
Pneumatics
Programmable controllers
Data do documento: 25-Ago-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: BERTEQUINE, André Vainer. Proposta de automação para um processo de montagem de um componente automotivo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
Resumo: Em uma indústria do setor automotivo, uma das etapas de montagem de um componente é realizada pela colocação de um parafuso com duas arruelas. Como a atividade é totalmente feita por um operador, desenvolveu-se um projeto para automatizar parcialmente este processo a fim de trazer uma maior garantia de qualidade para o produto final, reduzindo o retrabalho. Utilizou-se então a metodologia de Pahl & Beitz para desenvolver um desdobramento de subfunções, no qual foram determinadas diversas combinações de soluções para projetar um equipamento. Uma das combinações foi explorada a fundo, com a seleção de componentes que satisfizessem cada subfunção do desdobramento, desenvolvimento de uma lógica de funcionamento e um teste em bancada onde foi possível avaliar a movimentação do sistema por meio de atuadores eletropneumáticos e programação de um CLP. Ao final do projeto concluiu-se que a solução funciona, ficando a critério da empresa o investimento para a aplicação na linha de produção, além de ser possível também a exploração de outras possíveis combinações de solução.
Abstract: In an automotive industry, one of the steps to assemble a component is accomplished by placing a screw with two washers. As this process is entirely done by an operator, a project was developed to partially automate this process in order to bring greater quality assurance to the final product, reducing the rework. The Pahl & Beitz methodology was used to develop a subfunctional unfolding, in which various combinations of solutions to the problem were determined to design an equipment. One of the combinations was explored, with the selection of components that satisfied each subfunction of the split, development of a logic of operation and a bench test where it was possible to evaluate the movement of the system through electropneumatic actuators and programming of a PLC. At the end of the project it was concluded that the solution works, leaving the investment to the application in the production line at the company's discretion, in addition to exploring other possible solution combinations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25378
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