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Título: Aspectos de colaboração entre professores que ensinam matemática durante o planejamento de uma aula
Título(s) alternativo(s): Aspects of collaboration between teachers who teach mathematics when planning a class
Autor(es): Gonçalves, Flávia Maria
Orientador(es): Elias, Henrique Rizek
Palavras-chave: Professores de matemática
Formação profissional
Trabalho de grupo na educação
Planos de aula
Mathematics teachers
Occupational training
Group work in education
Lesson planning
Data do documento: 20-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: GONÇALVES, Flávia Maria. Aspectos de colaboração entre professores que ensinam matemática durante o planejamento de uma aula. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: O presente relatório de pesquisa foi desenvolvido em um projeto de formação continuada em Matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Londrina, destinado a professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ao longo do ano de 2019, foram oito encontros presenciais envolvendo professores formadores, professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental e estudantes de mestrado. O processo formativo Formação Continuada em Matemática para Docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental buscou desenvolver um trabalho colaborativo na perspectiva do Estudo de Aula. Foram realizados dois ciclos de Estudo de Aula, sendo cada ciclo composto pelo planejamento de uma aula, desenvolvimento dessa aula por uma das professoras participantes do grupo e, por fim, pela análise conjunta da aula. A metodologia de investigação é qualitativa e interpretativa, com observação participante no processo formativo e no planejamento coletivo de uma aula. Nesse contexto, a pesquisa teve como objetivos analisar aspectos de trabalho colaborativo manifestados durante um encontro de planejamento coletivo de uma aula, em um processo formativo com professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e identificar que componentes do processo formativo possivelmente favoreceram a manifestação desses aspectos de trabalho colaborativo. Com base em referenciais teóricos que caracterizam o trabalho colaborativo, as análises foram realizadas considerando os seguintes aspectos da colaboração: negociação, diálogo, divergência de ideias, confiança, partilha de experiências, reflexão e mutualidade. Os dados da pesquisa foram produzidos a partir de produções escritas das professoras participantes e gravações em áudio e em vídeo do quarto encontro presencial do processo formativo, um encontro destinado ao planejamento coletivo de uma aula. Nesse dia, estavam presentes dois professores formadores, dez professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental e duas estudantes de mestrado. As análises foram divididas em cinco episódios considerados relevantes por indicarem manifestações dos aspectos da colaboração. Todos os aspectos mencionados emergiram nas análises, sendo predominante o diálogo, que permeou todos os episódios analisados. A partilha de experiência foi percebida em menor intensidade. Com relação aos componentes do processo formativo, as análises apontam a tarefa matemática, as intervenções dos professores formadores, a participação ativa de algumas professoras e a abordagem de ensino adotada como aquelas que favoreceram a manifestação desses aspectos de trabalho colaborativo. As conclusões indicam que o planejamento de aula é um momento propício para o trabalho colaborativo e que pode trazer benefícios tanto para o desenvolvimento profissional do professor que desenvolverá a aula como para os demais que participam desse momento.
Abstract: This research report was developed in a project of continuing education in Mathematics, of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) - Londrina, aimed at teachers from the early years of elementary school. Throughout 2019, there were eight face-to-face meetings involving teacher trainers, teachers from the early years of elementary school and master's students. The formative process Continuing Education in Mathematics for Teachers of the Early Years of Elementary School sought to develop a collaborative work from the perspective of Lesson Study. Two classes of Lesson Study were performed, each cycle consisting of the planning of a lesson, development of this lesson by one of the teachers participating in the group and, finally, by the joint analysis of the lesson. The research methodology is qualitative and interpretative, with participant observation in the formative process and in the collective planning of a lesson. In this context, the research aimed to analyze aspects of collaborative work manifested during a collective planning meeting of a lesson, in a formative process with teachers who teach Mathematics in the early years of elementary school, and to identify which components of the formative process possibly favored the manifestation of these aspects of collaborative work. Based on theoretical references that characterize collaborative work, the analyses were performed considering the following aspects of collaboration: negotiation, dialogue, divergence of ideas, trust, sharing of experiences, reflection and mutuality. The research data were produced from written productions of the participating teachers and audio and video recordings of the fourth face-to-face meeting of the formative process, a meeting aimed at the collective planning of a lesson. On that day, two teacher-trainers were present, ten teachers from the early years of elementary school and two master's students. The analyses were divided into five episodes considered relevant because they indicated manifestations of the aspects of the collaboration. All aspects mentioned emerged in the analyses, and dialogue was predominant, which permeated all episodes analyzed. The sharing of experience was perceived in lower intensity. Regarding the components of the formative process, the analyses point to the mathematical task, the interventions of the training teachers, the active participation of some teachers and the teaching approach adopted as those that favored the manifestation of these aspects of collaborative work. The conclusions indicate that lesson planning is a propitious time for collaborative work and that it can bring benefits both to the professional development of the teacher who will develop the lesson and to the other who participate in this moment.
Descrição: Acompanha: Tarefas de aprendizagem profissional: a colaboração na construção do conhecimento matemático.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25409
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