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Título: Aplicação do guia sétra na verificação do estado limite de serviço referente a vibração excessiva em uma passarela de madeira
Autor(es): Mello, Felipe Santos de
Orientador(es): Carreira, Marcelo Rodrigo
Palavras-chave: Método dos elementos finitos
Vibração
Estruturas de madeira (Construção civil)
Dinâmica estrutural
Finite element method
Vibration
Wooden-frame buildings
Structural dynamics
Data do documento: 2-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: MELLO, Felipe Santos de. Aplicação do guia sétra na verificação do estado limite de serviço referente a vibração excessiva em uma passarela de madeira. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019.
Resumo: Em edificações que recebem ações dinâmicas do caminhar humano como passarelas é indispensável que essas proporcionem conforto e segurança para seus usuários, visto que frequências do passo de pedestres podem ser muito próximas da frequência natural desse tipo de estrutura. Para passarelas em madeira, aço ou concreto, nacionalmente, não há normativas que recomendem a verificação de acelerações em passarelas. Neste cenário, o seguinte estudo consiste na análise dinâmica computacional, pelo método dos elementos finitos, de uma passarela de madeira hipotética, simplesmente apoiada, empregando carregamentos recomendados pelo guia de projeto francês SÉTRA (2006), simulando o desempenho estrutural dinâmico por meio do software SCIA Engineer versão estudante. Com os resultados obtidos foi possível constatar que a passarela possui modos de vibração nas direções vertical e horizontal dentro dos parâmetros recomendados pelo guia francês e demais normativas internacionais, além de proporcionar conforto para os usuários por não apresentar vibrações excessivas caso viesse a ser executada.
Abstract: In constructions that receive dynamic loading of walking human like footbridges it is essential that those provide comfort and security for his users, since frequencies of the pedestrians' step can be very near of the natural frequency of this type of structure. For footbridges in wood, steel or concrete, in Brazil, there are no standards ones that recommend the checking of acceleration in footbridges. In this scenery, the next study consists of the computational dynamic analysis, for the method of the finite elements, of a hypothetical wooden footbridge, simply supported, employing loads recommended by the guide of French project SÉTRA (2006), simulating the dynamic structural performance through the software SCIA Engineer student version. With the obtained results it was possible to verify that the footbridge has modes of vibration in the vertical and horizontal directions within the parameters recommended by the French guide and other international norms, besides providing comfort to the users because it does not present excessive vibrations if it were to be performed.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25416
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