Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2545
Título: O ensino de ciências por resolução de problemas: uma proposta aplicada a estudantes do ensino fundamental da cidade de Araucária
Título(s) alternativo(s): The teaching of sciences by problem-based learning: a proposal applied to students of the elementary school of Araucária
Autor(es): Sierra, Cristine Lois Coleti
Orientador(es): Xavier, Claudia Regina
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino - Araucária (PR)
Solução de problemas - Metodologia
Aprendizagem baseada em problemas
Pesquisa educacional
Pesquisa qualitativa
Tecnologia educacional
Ciência
Science - Study and teaching - Araucária (PR)
Problem solving - Methodology
Problem-based learning
Education - Research
Qualitative research
Educational technology
Science
Data do documento: 5-Mai-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SIERRA, Cristine Lois Coleti. O ensino de ciências por resolução de problemas: uma proposta aplicada a estudantes do ensino fundamental da cidade de Araucária. 2017. 95 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: A Resolução de Problemas consiste em uma metodologia de ensino que se empenha em instigar os alunos na busca e apropriação de estratégias adequadas para que respondam tanto perguntas escolares quanto questões cotidianas. Na Metodologia da Resolução de Problemas, o problema demanda do aluno uma carga cognitiva e motivacional maior do que em outras metodologias. O objetivo desta pesquisa é avaliar as contribuições da Metodologia da Resolução de Problemas (MRP) no Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir das problemáticas locais. Para isto, a pesquisa foi planejada em três etapas: Planejamento do Trabalho Pedagógico; Planejamento e Aplicação da Metodologia da Resolução de Problemas; e Obtenção dos Resultados da Pesquisa. Os resultados desta pesquisa foram analisados em termos qualitativos. Para isso, foram analisados questionários e atividades realizadas pelos alunos, bem como fatores observacionais durante a aplicação da MRP. Por fim, foi escrito um Caderno Pedagógico destinado aos professores no intuito de difundir e motivar os professores de Ciências no Nível Fundamental, na aplicação da Metodologia da Resolução de Problemas em suas aulas.
Abstract: The Problem-Based Learning (PBL) consists of a teaching methodology that strives to instill students in the search and appropriation of appropriate strategies to answer both school and daily questions. In the Problem-Based Learning, the problem demands from the student a greater cognitive and motivational load than in other methodologies. The objective of this research is to evaluate the contributions of the Problem-Based Learning in Science Teaching in the final years of Elementary Education, based on local problems. For this, the research was planned in three stages: Pedagogical Work Planning; Planning and Application of Problem-Based Learning; and Obtaining Search Results. The results of this research were analyzed in qualitative terms. For this, we analyzed the questionnaires and activities carried out by the students, as well as observational factors during the application of MRP. Finally, a Pedagogical Notebook was written for teachers in order to disseminate and motivate Science teachers at the Fundamental Level, in the application of the Problem-Based Learning in their classes.
Descrição: Acompanha produto.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2545
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Sierra, Cristine Lois Coleti_2017.pdf3,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
CT_PPGFCET_M_Sierra, Cristine Lois Coleti_1_2017.pdf2,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.