Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25603
Título: Problemas de física voltados a biologia: uma contribuição para a formação inicial do professor através da complexidade em problemas propostos pelo Halliday volume II
Título(s) alternativo(s): Physics problems directed to biology: a contribution to the initial teacher education through the complexity in problems proposed by Halliday volume II
Autor(es): Correa, Graziele Aparecida Moreira
Orientador(es): Miquelin, Awdry Feisser
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino
Complexidade (Filosofia)
Teoria fundamentada em dados
Aprendizagem baseada em problemas
Physics - Study and teaching
Complexity (Philosophy)
Grounded theory
Problem-based learning
Data do documento: 4-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: CORREA, Graziele Aparecida Moreira. Problemas de física voltados a biologia: uma contribuição para a formação inicial do professor através da complexidade em problemas propostos pelo Halliday volume II. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: Esta dissertação trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória descritiva e aplicada, que tem como objetivo identificar como as relações complexas foram construídas dentro do curso de graduação em Biologia e a sua influência no processo de aprendizagem. Para tanto, se fez um aprofundamento, com base epistemológica em torno da complexidade, presente no livro texto de Física intitulado “Fundamentos de Física”, dos autores Halliday, Resnick e Walker, a fim de extrair problemas complexos que tenham relação direta com os processos biológicos aprendidos dentro da formação em Biologia, como por exemplo, a pressão sanguínea e a capilaridade. A pesquisa foi delineada em torno da complexidade e da resolução de problemas complexos, com o intuito de analisar como os problemas são caracterizados e qual a sua influência na aprendizagem dos estudantes. Após, discutiu-se os problemas complexos através da metodologia da Grounded Theory, com o intuito da criação de relações complexas e resolução de problemas por meio de uma sequência de aulas. Ao final identificou-se como os estudantes definiram essas relações e sua influência no processo de formação inicial do professor. O trabalho desenvolveu-se no contexto da disciplina de Projetos Interdisciplinares V, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no ano de 2020. Os dados foram coletados por meio de observações diretas, questionário, anotações escritas, gravações de vídeo e fala, e fragmentos de texto elaborados pelos próprios estudantes. A análise de dados foi realizada conforme descrição da Grounded Theory de Strauss e Corbin (1967). Os resultados mostraram que a construção de relações complexas e resolução destes problemas se pautam em três indicadores, pesquisa, formação de professores e valorização histórica, e que estas ações definem como as relações de aprendizagem são construídas pelos futuros professores, trazendo uma contribuição direta na teoria de resolução de problemas complexos.
Abstract: This dissertation is a qualitative, exploratory, descriptive and applied research, which aims to identify how complex relationships were built within the undergraduate course in Biology and its influence on the learning process. To do so, a deepening was made, based on an epistemological basis around complexity, present in the physics textbook entitled “Fundamentals of Physics”, by the authors Halliday, Resnick and Walker, in order to extract complex problems that are directly related to the biologicals learned within Biology training, such as blood pressure and capillarity. The research was designed around the complexity and the resolution of complex problems, in order to analyze how the problems are characterized and what is their influence on the students' learning. Afterwards, complex problems were discussed using the Grounded Theory methodology, with the aim of creating complex relationships and solving problems through a sequence of classes. At the end, it was identified how the students defined these relationships and their influence on the initial teacher education process. The work was developed in the context of the discipline of Interdisciplinary Projects V, from the Federal Technological University of Paraná, in the year 2020. The data were collected through direct observations, questionnaire, written notes, video and speech recordings, and fragments of text prepared by the students themselves. Data analysis was performed according to the description of the Grounded Theory by Strauss and Corbin (1967). The results showed that the construction of complex relationships and the resolution of these problems are based on three indicators, research, teacher training and historical appreciation, and that these actions define how learning relationships are built by future teachers, bringing a direct contribution to the theory to solve complex problems.
Descrição: Acompanha produção técnica: Teoria da resolução de problemas complexos de física na formação inicial de professores de biologia
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25603
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
complexidadefisicaformacaoprofessor.pdf6,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
complexidadfisicaformacaoensino_produto.pdf3,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons