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Título: Análise de acidentes da linha férrea da malha da Ferroeste entre Laranjeiras do Sul e Guaraniaçu
Título(s) alternativo(s): Accident analysis of the railway line of Ferroeste between Laranjeiras do Sul and Guaraniaçu
Autor(es): Favreto, Felipe Eduardo
Orientador(es): Silva, Elmagno Catarino Santos
Palavras-chave: Transporte ferroviário de carga
Ferrovias - Manutenção e reparos
Ferrovias - Acidentes
Railroads - Freight
Railroads - Maintenance and repair
Railroads accidents
Data do documento: 3-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: FAVRETO, Felipe Eduardo. Análise de acidentes da linha férrea da malha da Ferroeste entre Laranjeiras do Sul e Guaraniaçu. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2019.
Resumo: A análise de acidentes ferroviários é imprescindível para a determinação de suas causas, o que possibilita diminuir suas ocorrências e minimizar seus impactos. Nesse âmbito, a presente trabalho realizou um estudo em um trecho considerado crítico da malha ferroviária da Ferroeste. Para o alcance do objetivo principal, definiram-se como objetivos específicos o reconhecimento do trecho estudado, a identificação das principais causas que levam aos acidentes no trecho, a descrição dessas causas e a proposta de soluções para os problemas identificados. Para a realização dessa pesquisa decidiu-se pela utilização do Estudo de Caso como abordagem metodológica mais adequada, pois esta busca investigar um fenômeno real com o intuito de compreender o evento, desenvolver hipóteses dos motivos de sua ocorrência e propor soluções para a resolução do problema. Assim, a coleta de dados envolveu uma visita ao trecho estudado e o recolhimento de documentos e informações a respeito do mesmo e dos acidentes que acontecem no local. Ao final desta etapa, com base em todos os dados coletados, realizou-se o cruzamento dessas informações e constatou-se que os principais problemas do trecho são com relação à queda de barreira e a irregularidades relativas com a manutenção da Via Permanente. Uma das causas de deslizamentos no trecho deve-se a identificação errônea do material da encosta em sondagem geotécnica para implantação da ferrovia. Outro ponto se refere ao mau estado de conservação da Via Permanente, onde se observou problemas como via desnivelada, dormentes danificados e com armaduras expostas a intempéries e mau funcionamento em elementos do sistema de drenagem. Como proposta de solução a estes problemas, sugere-se a realização de novos estudos por meio de sondagem diretas e indiretas para a escolha mais adequada de obras de contenção, capazes de sanar os problemas de deslizamento encontrados e a implantação de um contorno ferroviário para o trecho, que possibilitaria o funcionamento da ferrovia enquanto é realizada sua manutenção. Recomenda-se também, uma maior periodicidade de manutenção na linha férrea.
Abstract: The analysis of railway accidents is essential for the determination of their causes, which makes it possible to reduce their occurrences and minimize their impacts. In this context, the present work carried out a study in a section considered critical of the railway network of Ferroeste. In order to reach the main objective, specific objectives were defined as the recognition of the section studied, the identification of the main causes that lead to accidents in the stretch, the description of these causes and the proposal of solutions to the problems identified. In order to carry out this research, it was decided to use the Case Study as a more appropriate methodological approach, since this research seeks to investigate a real phenomenon in order to understand the event, to develop hypotheses of the reasons for its occurrence and to propose solutions for problem solving. Thus, the data collection involved a visit to the section studied and the collection of documents and information regarding the same and the accidents that occur in the place. At the end of this stage, based on all the data collected, the information was cross-checked and the main problems of the section were related to the fall in barriers and relative irregularities with the maintenance of the Permanent Via. One of the causes of landslides in the stretch is the erroneous identification of the slope material in geotechnical survey for the implantation of the railroad. Another point refers to the poor state of conservation of the Permanent Way, where problems such as uneven road, damaged sleepers and weatherproof armor and malfunctioning of elements of the drainage system were observed. As a proposal to solve these problems, it is suggested to carry out new studies by means of direct and indirect drilling for the most appropriate choice of containment works, capable of solving the problems of sliding found and the implantation of a railway contour for the which would enable the railroad to function while its maintenance is being carried out. It is also recommended, a greater periodicity of maintenance in the railway line.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25634
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