Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25641
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFurtuna, Regina-
dc.date.accessioned2021-07-27T19:58:36Z-
dc.date.available2021-07-27T19:58:36Z-
dc.date.issued2020-09-28-
dc.identifier.citationFURTUNA, Regina. Adaptações curriculares e avaliativas para aluno com deficiência visual. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25641-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze how the curricular and evaluative adaptations developed with a visually impaired student in the discipline of Biology in a Basic Education school in a municipality in the southwest of Paraná occur. Qualitative field and bibliographic research was used, and the instruments were a questionnaire for the biology teacher and a semi-structured interview for the teacher of the multifunctional resource room and for the visually impaired student. For data analysis, the collected information was surveyed, followed by their analysis. This research was based on many referenced authors on the central theme, as well as the main guiding documents regarding school inclusion. As a result, it was found that the actions of the teachers involved in this research and the school are moving towards a process of school inclusion with this blind student, however, it was not possible to apply the interview to that student.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectProfessores de crianças com deficiênciapt_BR
dc.subjectBiologypt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectTeachers of children with disabilitiespt_BR
dc.titleAdaptações curriculares e avaliativas para aluno com deficiência visualpt_BR
dc.title.alternativeCurricular adaptations and evaluations for students with visual disabilitiespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva analisar como ocorrem as adaptações curriculares e avaliativas desenvolvidas com um aluno com deficiência visual na disciplina de Biologia em um colégio de Educação Básica de um município do Sudoeste do Paraná. Utilizou-se pesquisa de campo e bibliográfica de cunho qualitativo, sendo que os instrumentos foram questionário para o professor de biologia e entrevista semiestruturada para o professor da sala de recurso multifuncional e para o aluno com deficiência visual. Para análise dos dados, fez-se o levantamento das informações coletadas, seguindo-se da análise das mesmas. Embasaram esta pesquisa muitos autores referenciados sobre a temática central, bem como os principais documentos norteadores a respeito da inclusão escolar. Como resultados, constatou-se que as ações dos professores envolvidos nesta pesquisa e da escola estão se encaminhando para um processo de inclusão escolar com este aluno cego, porém, não foi possível aplicar a entrevista ao referido aluno.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Boeno, Rosangela Maria-
dc.contributor.referee1Boeno, Rosangela Maria-
dc.contributor.referee2Kovalski, Mara Luciane-
dc.contributor.referee3Bielski, Josiane-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COBIO_2020_1_03.pdf926,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.