Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25705
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGaspari, Bruna de-
dc.date.accessioned2021-08-11T11:26:00Z-
dc.date.available2021-08-11T11:26:00Z-
dc.date.issued2021-05-06-
dc.identifier.citationGASPARI, Bruna de. Inovação e educação empreendedora aplicadas à instrumentação e controle de processos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25705-
dc.description.abstractIndustrial Revolution 4.0 calls for innovative engineers and entrepreneurs. Digital media provides broad access to information. However, it is up to professor the construction of effective professional knowledge and the acquisition of highly complex cognitive skills. Engineering National Curriculum Guidelines (DCNs) establishes reframe the teaching and learning system. Professors must have more dynamic pedagogical practices, focused on real-world solutions to global trends in skills training. This paper aims to present a proposal framework for evaluation and change of Process Control (IICP) as a subject taught at the university. Student’s perceptions collected over 9 years were used in order to foster the development of skills of the engineering student. Entrepreneurial Dynamic Leanirng (EDLE) was used has a conceptual entrepreneurial dynamic learning model. This tool is substantiated on four pillars: entrepreneurial education, active learning, Design Thinking and Bloom Taxonomy. Had engagement and reports of satisfaction of those involved, with cognitive developments of the highest order (analysis, evaluation and creation). The participants made proposals for innovative interdisciplinary and transdisciplinary projects, with an automatic feeder for pets selected for ideation / prototyping and physical construction. Practical module started to be used in new activities for applied concepts of automation, electrical / electronic circuits, control loops, P&ID = Piping and Instrumentation Diagram / Drawing diagrams, signal flows in processes. Finally, it was possible to develop the new skills required of the engineer today (creativity, innovation, leadership, teamwork, and self-regulation). Keywords: Entrepreneurship Education, Innovation, EDLE.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectEnsino superior - Efeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectEducation, Higher - Effect of technological innovations onpt_BR
dc.titleInovação e educação empreendedora aplicadas à instrumentação e controle de processospt_BR
dc.title.alternativeEntrepreneurial education innovation applied in instrumentation and process controlpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA Revolução Industrial 4.0 conclama por engenheiros inovadores e empreendedores. Os meios digitais possibilitam amplo acesso às informações. entretanto, compete aos professores a construção do conhecimento profissional efetivo e aquisição de habilidades com altas complexidades cognitivas. Nesse cenário, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para as engenharias propõem uma reconstrução do ensino, estabelecendo o professor como elemento chave para práticas pedagógicas mais dinâmicas, voltadas às soluções do mundo real e alinhadas às tendências mundiais de formação por competências. Em atendimento a essas demandas, o presente trabalho apresenta um framework de inovação à disciplina de Instrumentação e Controle de Processos (IICP), ministrada na UTFPR de Campo Mourão. Os processos decisórios foram subsidiados por contribuições, livres e anônimas, registradas ao longo dos 9 anos da disciplina na instituição. Visando fomentar o desenvolvimento de competências do estudante de engenharia, foi utilizado o modelo conceitual da aprendizagem dinâmica empreendedora (ferramenta EDLE - Entrepreneurial Dynamic Leanirng), que está apoiado em quatro pilares, composto da educação empreendedora, aprendizagem ativa, Design Thinking e Taxomonia de Bloom. Houve engajamento e relatos de satisfação dos envolvidos, com desenvolvimentos cognitivos de mais alta ordem (análise, avaliação e criação). Os participantes fizeram propostas de projetos interdisciplinares e transdisciplinares inovadores, sendo um alimentador automático para pets selecionado para ideação/ prototipação e construção física. O módulo construído passou a ser utilizado em novas atividades práticas aplicadas aos conceitos de automação, circuitos elétricos/ eletrônicos, malhas de controle, diagramas P&ID = Piping and Instrumentation Diagram/Drawing, fluxos de sinais em processos, além do desenvolvimento de habilidades requeridas ao engenheiro na atualidade (criatividade, inovação, liderança, trabalho em equipe, auto regulação).pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Karla-
dc.contributor.referee1Silva, Karla-
dc.contributor.referee2Baptista, Aline Takaoka Alves-
dc.contributor.referee3Scopel, Fábio Henrique Poliseli-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAcadêmico de Alimentospt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Alimentospt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::MEDIDAS ELETRICAS, MAGNETICAS E ELETRONICAS INSTRUMENTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CM - Engenharia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
inovacaoeducacaoinstrumentacaocontrole.pdf2,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.