Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25751
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRezende, Mirian Ferreira-
dc.date.accessioned2021-08-18T13:53:32Z-
dc.date.available2021-08-18T13:53:32Z-
dc.date.issued2021-05-03-
dc.identifier.citationREZENDE, Mirian Ferreira. Competências em atividades de modelagem matemática na educação infantil. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25751-
dc.descriptionAcompanha: Atividades de modelagem matemática na educação infantil: desenvolvendo competências.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the question: what competences can be developed by students of Child Education in Mathematical Modelling activities? For that, six Mathematical Modelling activities were developed, among which three were analyzed in this dissertation. These activities were developed with students aged 4 and 5 years, in a class of Infantil IV, from a Municipal Center for Child Education, located in the North of the State of Paraná. For data collection we used an audio recorder and two cell phones, in order to record students’ speeches and gestural expressions, in addition, we collected their written productions and took notes in a field diary. For the analysis of the activities, we are guided by a qualitative approach, through which we seek the data for evidence of the development of competences, both in Mathematics, as in Mathematical Modelling. From the analysis, we observed the potential of Mathematical Modelling activities to teach Child Education students to think, reason and model mathematically and, particularly with regard to Mathematical Modelling, to understand and solve problems, produce mathematical models and evaluate solutions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação baseada na competênciapt_BR
dc.subjectEducação pré-escolarpt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectCompetency based educationpt_BR
dc.subjectEducation, Preschoolpt_BR
dc.titleCompetências em atividades de modelagem matemática na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeCompetences in mathematical modelling activities in child educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar a questão: quais competências podem ser desenvolvidas por alunos da Educação Infantil em atividades de Modelagem Matemática? Para isso foram desenvolvidas seis atividades de Modelagem Matemática, dentre as quais três foram analisadas nesta dissertação. Essas atividades foram desenvolvidas com alunos de 4 e 5 anos, em uma turma de Infantil IV, de um Centro Municipal de Educação Infantil, localizado no Norte do Estado do Paraná. Para a coleta de dados utilizamos um gravador de áudio e dois celulares, com o objetivo de registrar as falas e expressões gestuais dos alunos, além disso coletamos suas produções escritas e realizamos anotações em um diário de campo. Para análise das atividades nos pautamos em uma abordagem qualitativa, por meio da qual buscamos nos dados indícios do desenvolvimento de competências, tanto em Matemática, quanto em Modelagem Matemática. A partir das análises, observamos o potencial de atividades de Modelagem Matemática para ensinar os alunos da Educação Infantil a pensar, raciocinar e modelar matematicamente e, particularmente no que se refere à Modelagem Matemática, a compreender e resolver problemas, produzir modelos matemáticos e avaliar soluções.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2425755414180099pt_BR
dc.contributor.advisor1Tortola, Emerson-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6716-3635pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3984024867334867pt_BR
dc.contributor.referee1Borssoi, Adriana Helena-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1725-6307pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1393224739848502pt_BR
dc.contributor.referee2Braz, Bárbara Cândido-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2280-3261pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9744720063478294pt_BR
dc.contributor.referee3Tortola, Emerson-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-6716-3635pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3984024867334867pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
competenciasmodelagemmatematicainfantil.pdf2,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
competenciasmodelagemmatematicainfantil_produto.pdf2,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons