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Título: Arduino e internet das coisas no ensino de ciências da natureza: aplicações versáteis no cotidiano e inclusão digital
Título(s) alternativo(s): Arduino and internet of things in the teaching of natural sciences: versatile applications in everyday life and digital inclusion
Autor(es): Lopes, Glauco Donizeti Pimenta
Orientador(es): Vincenzi, Silvana Ligia
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Engenharia de protótipos
Inclusão digital
Science - Study and teaching
Prototypes, Engineering
Digital divide
Data do documento: 26-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LOPES, Glauco Donizeti Pimenta. Arduino e internet das coisas no ensino de ciências da natureza: aplicações versáteis no cotidiano e inclusão digital. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: A plataforma Arduino permite, aos estudantes do ensino de Ciências da Natureza, a criação de protótipos voltados para solucionar situações ­problemas em Ciências e Física, respectivamente, das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio. O conceito de Internet das Coisas possibilita que protótipos com Arduino e módulos executam tarefas por meio da web. Vários módulos específicos permitem conexões compatíveis com as plataformas Arduino e Internet das Coisas. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar protótipos de baixo custo, a partir dos autores referenciados, com Arduino e Internet das Coisas que possam viabilizar a curiosidade, o aprendizado significativo, o raciocínio lógico, o senso crítico, a solução de situações problemas e a inclusão digital dos estudantes no ensino de Ciências Naturais. Este trabalho faz uma revisão bibliográfica de artigos técnico­ científicos publicados e explora protótipos que possam desenvolver as habilidades e o raciocínio lógico por meio de metodologias ativas. Nesse sentido, busca­-se adequar os protótipos explorados com as competências e habilidades gerais da Base Nacional Curricular Comum que compõem a matriz curricular do ensino básico. Os artigos explorados mostram­-se viáveis e versáteis para inúmeras soluções ­problemas no dia a dia, promovendo, inclusive, a aprendizagem significativa na compreensão das fenomenologias físicas e letramento digital.
Abstract: The Arduino platform allows students in the teaching of Natural Sciences to create prototypes aimed at solving problem situations in Science and Physics, respectively, in the final grades of elementary and high school. The Internet of Things concept allows prototypes with Arduino and modules to perform tasks through the web. Several specific modules allow compatible connections with the Arduino and Internet of Things platforms. The objective of this work is to present low­cost prototypes, based on the referenced authors, with Arduino and Internet of Things that can enable curiosity, meaningful learning, logical reasoning, critical sense, solution of problem situations and the digital inclusion of students in the teaching of Natural Sciences. This work makes a bibliographic review of published technical­scientific articles and explores prototypes that can develop skills and logical reasoning through active methodologies. In this sense, it seeks to adapt the prototypes explored with the general competences and skills in the Common National Curricular Base that make up the curriculum of basic education. The articles explored prove to be viable and versatile for numerous day­today problem solutions, promoting meaningful learning in understanding physical phenomenologies and digital literacy.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25859
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