Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25880
Título: | Desafios e perspectivas quanto à elaboração de trabalhos de conclusão de curso à distância |
Título(s) alternativo(s): | Challenges in developing an elearning monograph |
Autor(es): | Souza, Silvia de Lara |
Orientador(es): | Nunes, Rodrigo Ruschel |
Palavras-chave: | Ensino à distância Teses Ensino superior Distance education Dissertations, Academic Education, Higher |
Data do documento: | 12-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | SOUZA, Silvia de Lara. Desafios e perspectivas quanto à elaboração de trabalhos de conclusão de curso à distância. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
Resumo: | O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa que estudou as dificuldades e desafios encontrados na elaboração de TCC à distância descritas na literatura. Foram avaliados 22 trabalhos acadêmicos dentre eles artigos, teses e dissertações que analisaram cursos de Ensino Superior de Graduação e de Pós graduação que possuíam em sua grade um TCC orientado à distância. No decorrer do estudo foram criadas categorias e subcategorias de análises para melhor avaliação e classificação das dificuldades pontuadas nos trabalhos analisados. Ao final concluiuse que as 5 dificuldades mais citadas nos trabalhos analisados foram: a) ‘Problemas com escrita acadêmica’, b) ‘Falta do contato presencial e/ou síncrono’, c) ‘Administração do tempo’, d) ‘Comunicação’ e e) ‘Problemas acadêmicos gerais’. Alguns desses problemas não são exclusivos da EAD, mas podem ter sido potencializados pela falta de um contato mais próximo ou síncrono com o orientador. |
Abstract: | The present work is a qualitative research which studied the challenges and difficulties in developing an elearning monograph describes in literature. Were assessed 22 academic researches, articles and thesis, which evaluated Higher Education who did a distance guide monograph. In the development of this study was made some categories and subcategories to analyze and classify the difficulties pointed in the evaluated works. The 5 most mentioned difficulties were: a) ‘Issues with academic writing’, b) ‘Missing facetoface meeting’, c) ‘Time management’, d) ‘Communication’ and e) ‘General academic issues’. Some of these points is not exclusive to elearning, but could be enhanced by the lack of closer contact or synchronous meeting with the advisor. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25880 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
desafioselaboracaotrabalhosconclusao.pdf | 538,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.