Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25880
Título: Desafios e perspectivas quanto à elaboração de trabalhos de conclusão de curso à distância
Título(s) alternativo(s): Challenges in developing an e­learning monograph
Autor(es): Souza, Silvia de Lara
Orientador(es): Nunes, Rodrigo Ruschel
Palavras-chave: Ensino à distância
Teses
Ensino superior
Distance education
Dissertations, Academic
Education, Higher
Data do documento: 12-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SOUZA, Silvia de Lara. Desafios e perspectivas quanto à elaboração de trabalhos de conclusão de curso à distância. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa que estudou as dificuldades e desafios encontrados na elaboração de TCC à distância descritas na literatura. Foram avaliados 22 trabalhos acadêmicos dentre eles artigos, teses e dissertações que analisaram cursos de Ensino Superior de Graduação e de Pós ­graduação que possuíam em sua grade um TCC orientado à distância. No decorrer do estudo foram criadas categorias e subcategorias de análises para melhor avaliação e classificação das dificuldades pontuadas nos trabalhos analisados. Ao final concluiu­se que as 5 dificuldades mais citadas nos trabalhos analisados foram: a) ‘Problemas com escrita acadêmica’, b) ‘Falta do contato presencial e/ou síncrono’, c) ‘Administração do tempo’, d) ‘Comunicação’ e e) ‘Problemas acadêmicos gerais’. Alguns desses problemas não são exclusivos da EAD, mas podem ter sido potencializados pela falta de um contato mais próximo ou síncrono com o orientador.
Abstract: The present work is a qualitative research which studied the challenges and difficulties in developing an e­learning monograph describes in literature. Were assessed 22 academic researches, articles and thesis, which evaluated Higher Education who did a distance guide monograph. In the development of this study was made some categories and subcategories to analyze and classify the difficulties pointed in the evaluated works. The 5 most mentioned difficulties were: a) ‘Issues with academic writing’, b) ‘Missing face­to­face meeting’, c) ‘Time management’, d) ‘Communication’ and e) ‘General academic issues’. Some of these points is not exclusive to e­learning, but could be enhanced by the lack of closer contact or synchronous meeting with the advisor.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25880
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
desafioselaboracaotrabalhosconclusao.pdf538,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.