Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25923
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorArcilio, Michele Cristine-
dc.date.accessioned2021-09-08T14:56:17Z-
dc.date.available2021-09-08T14:56:17Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.citationARCILIO, Michele Cristine. Jogos didáticos e teatro como estratégias para o ensino de bioquímica. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25923-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Caderno pedagógico: ciclo de Krebs: recursos didáticos no ensino de bioquímicapt_BR
dc.description.abstractThe aim of this research was to evaluate the contributions of using educational games and theater as strategies for teaching biochemistry in professional education in order to enable new approaches and facilitate the understanding of the Krebs cycle process (or citric acid cycle) in a fourth year class of integrated high school in the technical course in food in a public school in the city of Ponta Grossa/PR. The didactic intervention performed in the subject Food Biochemistry involved the implementation of a sequence of planned activities with the use of videos and animations, readings of scientific articles, educational games and theater. The research was characterized as qualitative, interpretative and applied, with data collected through a questionnaire and observation process, as well as from videos, photos, development of educational games and theater performances, and analyzed qualitatively. The results showed that the production and use of educational games and theater, as strategies for teaching the content of the Krebs cycle, with active participation of students throughout the process, mediated by the teacher, contributed to facilitate learning in a playful way and enabled the understanding, by students, of serial chemical reactions in cellular metabolism. With the purpose of enriching the formation and teaching practice of teachers in the area, as a final educational product of this research, a Pedagogical Booklet was prepared with guidelines on the use of educational games and theater as strategies in high school, as well as other suggestions aimed at the teaching-learning process in professional education, specifically, contributions to the Biochemistry of Food subject.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectTeatro na educaçãopt_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.subjectBiology - Study and teachingpt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectDrama in educationpt_BR
dc.titleJogos didáticos e teatro como estratégias para o ensino de bioquímicapt_BR
dc.title.alternativeDidactic games and theater as strategies for teaching biochemistrypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo dessa pesquisa foi avaliar as contribuições da utilização de jogos didáticos e teatro como estratégias para o ensino de bioquímica na educação profissional, a fim de possibilitar novas abordagens e facilitar a compreensão do processo do ciclo de Krebs (ou ciclo do ácido cítrico), em uma turma de quarto ano do ensino médio integrado, do curso técnico em alimentos, de uma escola da rede pública do município de Ponta Grossa/PR. A intervenção didática realizada na disciplina Bioquímica de Alimentos envolveu a implementação de uma sequência de atividades planejadas com a utilização de vídeos e animações, leituras de artigos científicos, jogos didáticos e teatro. A pesquisa se caracterizou como de natureza qualitativa, interpretativa e aplicada, com os dados coletados por meio de questionário e processo de observação, bem como a partir de vídeos, fotos, elaboração de jogos didáticos e realização de teatro, e analisados qualitativamente. Os resultados evidenciaram que a produção e utilização de jogos didáticos e teatro, como estratégias para o ensino do conteúdo ciclo de Krebs, com participação ativa dos estudantes em todo o processo, mediadas pelo professor, contribuíram para facilitar a aprendizagem de uma forma lúdica e possibilitaram a compreensão, pelos estudantes, das reações químicas em série no metabolismo celular. Com o propósito de enriquecer a formação e prática docente dos professores da área, como produto educacional final desta pesquisa, elaborou-se um Caderno Pedagógico com orientações sobre a utilização de jogos didáticos e teatro como estratégias no ensino médio, bem como outras sugestões voltadas ao processo ensino-aprendizagem na educação profissional, especificamente, contribuições para a disciplina Bioquímica de Alimentos.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-5849-4056pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6698470864934796pt_BR
dc.contributor.advisor1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9591-1960pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5266519228515641pt_BR
dc.contributor.referee1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9591-1960pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5266519228515641pt_BR
dc.contributor.referee2Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8453-0751pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6914975623530073pt_BR
dc.contributor.referee3Ohira, Márcio Akio-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1785-7671pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3257684626231191pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estrategiasensinobioquimica.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
estrategiasensinobioquimica_produto.pdf724,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons