Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26021
Título: Qual o método para a escolha dos programas mais adequado no ensino de engenharia elétrica
Título(s) alternativo(s): What is the method for choosing the most suitable programs in the teaching of electrical engineering
Autor(es): Souza, Érika Duarte de
Onesseken, Maurici
Orientador(es): Ivanqui, Josmar
Palavras-chave: Engenharia elétrica - Estudo e ensino
Aquisição de software
Tecnologia educacional
Electric engineering - Study and teaching
Acquisition of computer software
Educational technology
Data do documento: 11-Dez-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SOUZA, Érika Duarte de; ONESSEKEN, Maurici. Qual o método para a escolha dos programas mais adequado no ensino de engenharia elétrica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
Resumo: O crescimento da utilização de softwares no mercado de Engenharia Elétrica fez com que os cursos desta área se especializassem. E também, utilizassem os softwares requeridos pelo mercado para a formação de profissionais mais preparados. Assim, as empresas desenvolvedoras desses softwares se preocupam em criar licenças e materiais para a didática e os docentes tem como responsabilidade definir qual será o programa utilizado. O presente trabalho apresenta métodos de avaliação e seleções de softwares para o âmbito educacional, considerando quatro softwares largamente utilizados na Engenharia Elétrica: Proteus, MatLab, AutoCAD e OrCAD. Foram selecionadas várias metodologias utilizadas para o ensino dessas ferramentas e os tipos de softwares educacionais. Este estudo utilizou-se de três métodos: Banks, Davis-Williams e Oliveira e dois questionários: Nokelainen e Ssemugabi para serem aplicados aos softwares, com o objetivo de auxiliar os docentes na escolha de um método adequado para escolha de um software em sua disciplina. Aplicando os softwares nos métodos chegamos à conclusão que o método Davis-Williams, que utiliza cálculo, é mais objetivo, mesmo que possibilite uma escolha de comparações, os cálculos realizados permitem uma avaliação para que o método não se torne falho.
Abstract: The growth in the use of software in the Electrical Engineering market has made courses in this area specialize. And also, use the software required by the market to train more prepared professionals. Therefore, the companies that develop these software are concerned with creating licenses and materials for didactics and teachers have the responsibility to define which program will be used. The present work presents methods of evaluation and selection of software for the educational scope, considering four software widely used in Electrical Engineering: Proteus, MatLab, AutoCAD and OrCAD. Various methodologies used for teaching these tools and the types of educational software were selected. This study used three methods: Banks, Davis-Williams and Oliveira and two Questionnaires: Nokelainen and Ssemugabi to be applied to software, with the objective of assisting teachers in choosing an appropriate method for choosing software in their discipline. Applying the software in the methods we came to the conclusion that the Davis-Williams method, which uses calculations, is more objective, even though it allows a choice of comparisons, the performed calculations allow an evaluation so that the method does not become flawed.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26021
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
programasensinoengenhariaeletrica.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.