Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26038
Título: Uma abordagem da logística lean aplicada em um centro de distribuição de uma empresa de materiais para construção
Título(s) alternativo(s): Lean logistics approach applied in a distribution center of a building materials company
Autor(es): Fischer, Daniela
Orientador(es): Kachba, Yslene Rocha
Palavras-chave: Logística empresarial
Produção enxuta
Valor (Economia)
Materiais de construção
Business logistics
Lean manufacturing
Value
Building materials
Data do documento: 22-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: FISCHER, Daniela. Uma abordagem da logística lean aplicada em um centro de distribuição de uma empresa de materiais para construção. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: Expandir a mentalidade enxuta para além das linhas de produção, passando por toda a cadeia de suprimentos e chegando à distribuição do produto acabado, vem se tornando cada vez mais um fator de vantagem competitiva entre as organizações, que buscam satisfazer as necessidades dos clientes da melhor forma. Este trabalho tem por objetivo propor a implementação de ferramentas do lean em um centro de distribuição de uma empresa localizada em uma cidade no interior do Paraná, dando um foco maior ao Mapa de Fluxo de Valor, com a finalidade de se conhecer melhor o processo e as perdas envolvidas neste, para que no futuro as atividades que não agregam valor ao cliente e não são necessárias ao processo, sejam eliminadas, reduzindo dessa forma os custos e os desperdícios, e maximizando o lucro. Durante este trabalho serão apresentados conceitos necessários, a metodologia utilizada, os mapas de fluxo de valor atual e futuro, além de outras análises, bem como os resultados e conclusões do estudo a respeito de qual abordagem é melhor, atual ou futura.
Abstract: Expanding the lean thinking beyond the production lines, going through the entire supply chain and reaching the distribution of the finished product, has become increasingly a competitive advantage factor among organizations, which look for to attend the customers' needs in the best way. This work aims to propose the implementation of lean tools in a distribution center of a company located in a city in the contryside of Paraná, giving a greater focus to the value stream map, for the purpose of getting to know the process and the losses involved in this, so that in the future activities that do not add value to the customer and are not necessary to the process, are eliminated, reducing costs and waste, and maximizing profit. During this paper, the necessary concepts, the methodology used, the current and future value flow maps, and other analyzes will be presented, as well as the results and conclusions of the study on which approach is better, current or future.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26038
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_DAENP_2019_2_4.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.