Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26059
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais, Helenice Satie-
dc.date.accessioned2021-09-22T20:30:04Z-
dc.date.available2021-09-22T20:30:04Z-
dc.date.issued2021-08-06-
dc.identifier.citationMORAIS, Helenice Satie. A investigação da aprendizagem para a docência e para a pesquisa e a utilização da abordagem de ensino ISLE. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26059-
dc.descriptionAcompanha: Conjunto de atividades inspirado no ciclo ISLE: ácidos e bases: escala de PH.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation presents evidence of learning of a teacher researcher of her own practice in the context of applying an educational product remotely. The researched teacher reported the main movements of her study during the development of her educational product (a set of activities inspired by the ISLE cycle with the theme Acids and Bases - pH Scale) and the structuring of her dissertation. These accounts were described, reorganized and categorized using the Textual Discourse Analysis of Moraes and Galiazzi (2016). The inferences about learning for teaching and for research were obtained through the analytical tool Foci of Learning of the Research Teacher - FAPP, developed by Vicentin et al. (2020), structured in five main axes: interest, knowledge, reflection, community, and identity. It was evident that these categories could be accommodated in subcategories and these were organized with more details and descriptions through the subcategories according to the specificities of the data manifested in each focus. The data from the present research indicated, through the FAPPs, the teacher's search for teaching knowledge for better performance in the online classroom, from the moment of choosing the theme to be developed in the teaching and learning environment, the exploration of an educational approach that sought to meet the educational needs of the largest number of students in the online format, and academic research. They also demonstrated the difficulties encountered in this journey and revealed that the teacher-researcher made discoveries about herself, about her actions, about her learning process as a teacher-researcher, and about her professional competence in some aspects. In general, it was evident in this study the learning for academic research and the learning for teaching of this teacher in a pandemic context in which the situation of adaptation to remote teaching, exactly at the beginning of the application of the set of activities, generated the challenge of learning to use online tools in a short period of time and adapting the teaching approach to the new reality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada na inquiriçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectInquiry-based learningpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.titleA investigação da aprendizagem para a docência e para a pesquisa e a utilização da abordagem de ensino ISLEpt_BR
dc.title.alternativeLearning research for teaching and research and the use of the ISLE teaching approachpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta indícios de aprendizagem de uma professora pesquisadora de sua própria prática no contexto de aplicação de um produto educacional de forma remota. A docente investigada relatou os principais movimentos do seu estudo durante o desenvolvimento de seu produto educacional (um conjunto de atividades inspirado no ciclo ISLE com o tema Ácidos e Bases - Escala de pH) e da estruturação de sua dissertação. Esses relatos foram descritos, reorganizados e categorizados por meio da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2016). As inferências sobre o aprendizado para a docência e para a pesquisa foram obtidas por meio da ferramenta analítica Focos da Aprendizagem do Professor Pesquisador - FAPP, elaborada por Vicentin et al. (2020), estruturada em cinco eixos principais: interesse, conhecimento, reflexão, comunidade e identidade. Evidenciou-se que essas categorias puderam ser acomodadas em subcategorias e estas, foram organizadas com mais detalhes e descrições por meio das sub subcategorias conforme as especificidades dos dados manifestados em cada foco. Os dados da presente pesquisa indicaram, por meio dos FAPP, a busca da professora pelo conhecimento docente para melhor atuação em sala de aula on-line, desde o momento da escolha do tema a ser desenvolvido no ambiente de ensino e de aprendizagem, a exploração de uma abordagem educativa que procurasse atender às necessidades educativas do maior número de estudantes no formato on-line e a pesquisa acadêmica. Demonstraram também as dificuldades encontradas nesse percurso e revelaram que a professora pesquisadora realizou descobertas sobre si própria, sobre suas ações, sobre seu processo de aprendizado como uma professora pesquisadora e sobre sua competência profissional em alguns aspectos. De um modo geral, evidenciou-se neste estudo o aprendizado para a pesquisa acadêmica e o aprendizado para a docência desta professora em um contexto pandêmico em que a situação de adaptação ao ensino remoto, exatamente no início da aplicação do conjunto de atividades, gerou o desafio de aprender a utilizar as ferramentas on-line em um curto período e adaptar a abordagem de ensino para a nova realidade.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-3136-4611pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4826936407394177pt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
dc.contributor.advisor1IDhttp://orcid.org/0000-0002-1489-6245pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6374015489865372pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lima, João Paulo Camargo de-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-6847-8076pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2920342714457251pt_BR
dc.contributor.referee1Stanzani, Enio de Lorena-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1787-0534pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8867370408957200pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, João Paulo Camargo de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-6847-8076pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2920342714457251pt_BR
dc.contributor.referee3Passos, Marinez Meneghello-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-8856-5521pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3275252597631249pt_BR
dc.contributor.referee4Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
dc.contributor.referee4IDhttp://orcid.org/0000-0002-1489-6245pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6374015489865372pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
investigacaoaprendizagemensinoisle.pdf7,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
investigacaoaprendizagemensinoisle_produto.pdf944,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons