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Título: Práticas de educação ambiental implementadas por professores em formação continuada no programa de desenvolvimento educacional SEED/PR
Título(s) alternativo(s): Environmental education practices implemented by teachers in continuing education in the educational development program SEED/PR
Autor(es): Heggler, João Marcos
Orientador(es): Bertoni, Danislei
Palavras-chave: Professores - Formação
Educação ambiental
Sustentabilidade
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Teachers, Training of
Environmental education
Sustainability
Interdisciplinary approach to knowledge
Data do documento: 13-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: HEGGLER, João Marcos. Práticas de educação ambiental implementadas por professores em formação continuada no programa de desenvolvimento educacional SEED/PR. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as práticas de Educação Ambiental implementadas por professores em formação continuada no Programa de Desenvolvimento Educacional, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, nos anos: 2013; 2014 e 2016. A pesquisa se insere como qualitativa associada com elementos quantitativos, interpretativa, exploratória e bibliográfica. Para o planejamento, classificação dos materiais e a sistematização dos dados foram utilizadas a primeira e segunda etapas do Mapeamento Sistemático e para o tratamento dos resultados, inferência e interpretação a terceira etapa da Análise de Conteúdo. A investigação foi dividida em 05 questões da pesquisa para serem respondidas. Para a constituição dos dados foram analisadas 238 produções didático-pedagógicas após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Como resultados, foi possível sistematizar os projetos por disciplinas; por temas; por Instituições de Ensino Superior; identificar quais orientadores, as suas áreas de formação acadêmica e suas possíveis influências no desenvolvimento dos trabalhos; estabelecer correspondência das produções com as macrotendências políticopedagógicas da Educação Ambiental, individualizadas ou em campos de disputas: Conservacionista; Conservacionista e Crítica; Conservacionista e Pragmática; Conservacionista e Pragmática e Crítica; Crítica; Pragmática; Pragmática e Crítica; investigar as estratégias, as atividades e os encaminhamentos propostos pelos professores para o ensino dos temas ambientais, mais a participação dos alunos no desenvolvimento dessas propostas. Percebeu-se a importância de se criar novas estratégias e metodologias de ensino pelos professores e pelas Instituições de Ensino para as aulas, pois reflete o respeito e a valorização dos alunos; além de criar oportunidades no sentido de facilitar o aprendizado, poder estimular o raciocínio e influenciar positivamente na assimilação dos conhecimentos e na obtenção de uma melhoria da qualidade das inter-relações entre professor e aluno. Também, que as relações existentes no processo ensino-aprendizagem são diretamente beneficiadas pelo estabelecimento de novas práticas em Educação Ambiental, dando ênfase à interação e cooperação de todos na busca de soluções, valorização da autonomia dos alunos em relação a sua aprendizagem, estímulo ao pensamento crítico e reflexivo, e a conscientização da importância da aquisição de novos conhecimentos envolvendo os temas ambientais. O produto educacional compreende um caderno didático, composto por um conjunto de sugestões e estratégias de práticas em Educação Ambiental fundamentadas nas produções didático-pedagógicas, que poderá auxiliar os profissionais da educação e demais interessados no cotidiano do processo de ensino-aprendizagem da Educação Ambiental.
Abstract: This research aimed to analyze the practices of Environmental Education implemented by teachers in continuing education in the Educational Development Program, the State Department of Education of Paraná, in the years: 2013; 2014 and 2016. The research is inserted as qualitative associated with quantitative elements, interpretative, exploratory and bibliographic. For the planning, classification of materials and the systematization of data, the first and second stages of Systematic Mapping were used and for the treatment of results, inference and interpretation the third stage of Content Analysis. The investigation was divided into 05 research questions to be answered. For the constitution of the data, 238 didactic and pedagogical productions were analyzed after the application of the inclusion and exclusion criteria. As results, it was possible to systematize the projects by disciplines; by themes; by Institutions of Higher Education; to identify which teachers, their areas of academic formation and their possible influences in the development of the works; to establish correspondence of the productions with the politicalpedagogical macro-tendencies of Environmental Education, individualized or in fields of disputes: Conservationist; Conservationist and Critical; Conservationist and Pragmatics; Conservationist and Pragmatics and Critical; Critical; Pragmatics; Pragmatics and Critical; investigate the strategies, activities and referrals proposed by teachers for the teaching of environmental issues, plus the participation of students in the development of these proposals. It was noticed the importance of creating new teaching strategies and methodologies by teachers and Educational Institutions for the classes, as it reflects the respect and appreciation of students; besides creating opportunities to facilitate learning, to stimulate reasoning and to have a positive influence on the assimilation of knowledge and on the achievement of an improvement in the quality of the inter-relationships between teacher and student. Also, that the existing relationships in the teaching-learning process are directly benefited by the establishment of new practices in Environmental Education, emphasizing the interaction and cooperation of all in the search for solutions, valuing the autonomy of students in relation to their learning, stimulating critical and reflective thinking, and the awareness of the importance of acquiring new knowledge involving environmental issues. The educational product comprises a didactic booklet, composed of a set of suggestions and strategies for practices in Environmental Education based on didactic and pedagogical productions, which may help education professionals and others interested in the daily process of teaching-learning of Environmental Education.
Descrição: Acomapanha produção técnica: Caderno didático: sequências CTSA e atividades como subsídios em educação ambiental
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26061
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

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