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Título: Para além das métricas: produção científica de docentes no contexto de dois programas de pós-graduação da UTFPR e questões de gênero
Título(s) alternativo(s): Beyound metrics: scientific production of teachers in the context of two post-graduate programs of the UTFPR and gender issues
Autor(es): Ferreira, Michel Alves
Orientador(es): Casagrande, Lindamir Salete
Palavras-chave: Universidades e faculdades
Pesquisa
Universidades e faculdades - Pós-graduação
Mulheres - Identidade
Mulheres - Emprego
Tecnologia
Universities and colleges
Research
Universities and colleges - Graduate work
Women - Identity
Women - Employment
Technology
Data do documento: 21-Ago-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FERREIRA, Michel Alves. Para além das métricas: produção científica de docentes no contexto de dois programas de pós-graduação da UTFPR e questões de gênero. 2017. 123 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Esta dissertação objetiva discutir e mapear o volume de produção científica de docentes em dois programas de pós-graduação do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a partir de três elementos: representatividade de homens e mulheres docentes em cada programa, volume de orientações e coorientações produzidas em um espaço temporal de catorze anos e o volume de publicações produzidas entre docentes homens e mulheres de cada programa nos últimos cinco anos. A problematização destes dados e informações levantados teve como fundamentos perspectivas de gênero, ciência e tecnologia, o que permitiu a comparação entre os programas selecionados para a pesquisa. É importante destacar que a natureza primeira desta pesquisa é quantitativa e interpretativa. Destaca-se também que as bases de dados oficiais (Plataforma Sucupira, Portais Capes, Plataforma Lattes e sítios dos programas), assim como a info/bibliometria, fizeram parte da composição dos aspectos quantitativos da pesquisa. Observou-se que em inúmeros casos, a produtividade das docentes mulheres foi superior com relação aos docentes homens, contrariando estudos que apontam que os homens produzem mais que as mulheres. Estas informações só foram obtidas quando foram consideradas médias de orientações/publicações de docentes por sexo, em detrimento apenas de análise dos números absolutos dispostos nas bases oficiais. Espera-se que a pesquisa motive ações institucionais para a desconstrução de possíveis estereótipos de gênero/sexo, assim como o fomento de pesquisas futuras sobre as relações de gênero, visibilidade da produção de docentes mulheres e as instituições acadêmicas, já que esta temática não é estanque.
Abstract: This dissertation aims to discuss and map the volume of scientific production of teachers in two post-graduate programs in the Campus of Curitiba at the Technological Federal University of Paraná, from three elements: representation of men and women teachers in each program, volume of orientations and co-orientation produced in a timeline of fourteen years and the volume of publications produced between men and women teachers of each program in the last five years. The questioning of these raised data and information had as grounds gender perspective, science and technology, which allowed the comparison of the programs selected for the survey. It is important to highlight that the first category of this research is quantitative and interpretive. It is also pointed out that the databases (Sucupira Platform, Capes Portals, Lattes Platform and sites of programs), as well as the info/bibliometrics, took part in the composition of the quantitative aspects of the research. It was observed that in many cases, the productivity of women teachers was higher in relation to men teachers, and this information could only be obtained when the average of orientations/publications of teachers by sex was considered, rather than just absolute numbers of analyses shown in official bases. It is expected that the survey will motivate institutional actions for the deconstruction of gender/sex stereotypes, as well as the promotion of future research on gender relations, visibility of production of women teachers and the academic institutions, since this issue is not imperious.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2609
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