Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26182
Título: Protótipo de robô móvel autônomo orientado por GPS
Título(s) alternativo(s): GPS-oriented autonomous mobile robot prototype
Autor(es): Santana, Matheus Skorupski de
Orientador(es): Copetti, Luiz Fernando
Palavras-chave: Robótica
Robôs - Sistemas de controle
Sistema de Posicionamento Global
Detectores
kalman, Filtragem de
Robotics
Robots - Control systems
Global Positioning System
Detectors
Kalman filtering
Data do documento: 9-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTANA, Matheus Skorupski de. Protótipo de robô móvel autônomo orientado por GPS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Um dos pontos mais importantes na implementação de robôs/veículos autônomos e ADAS é a localização. O sistema mais popular de geolocalização é o GPS, que permite estimar a posição do receptor em qualquer lugar do mundo, porém, com problemas de precisão; para uma representação com maior nível de acurácia, uma técnica que pode ser aplicada é a fusão de sensores, a qual utiliza dados de sensores para gerar uma melhor descrição do sistema que a gerada por cada um dos sensores individualmente. O presente trabalho descreve a implementação de um robô móvel autônomo capaz de atingir uma coordenada recebida remotamente pelo usuário, que usa uma IMU implementada a partir de sensores MEMS de três eixos (um acelerômetro, um giroscópio e um magnetômetro) para auxiliar na determinação da posição a partir dos dados do receptor de GPS. A implementação se deu em um sistema embarcado, usando uma placa de desenvolvimento baseada num microcontrolador da família ARM Cortex-M4F e RTOS para controle de temporização e recursos compartilhados. Os resultados foram averiguados a partir de simulações e capturas de dados dos sensores reais e “virtuais” (dados gerados a partir da fusão de sensores), além do funcionamento do sistema completo montado no chassi do robô.
Abstract: One of the most important aspects about the implementation of autonomous robots/vehicles and ADAS is localization. The most popular geolocalization system is GPS, which allows position estimation of the receiver at any place in the world, but has accuracy problems on the other hand. For a more accurate representation, a relevant technique is sensor fusion, that uses multiple sensor data to generate a better description of the system if compared to the description generated by each individual sensor. The present work describes the implementation of an autonomous mobile robot that is capable of reaching a coordinate remotely given by the user, using an IMU that was implemented from three-axis MEMS sensors (an accelerometer, a gyroscope and a magnetometer) for assisting the position resolution from the GPS receiver data. The implementation was done in a embedded system, which uses a development kit based on an ARM Cortex-M4F family microcontroller and RTOS for supporting the temporization and shared resources management. The results were checked from simulated and measured results from the real and “virtual” sensors (the last one are the sensor fusion generated data), as well as the system operation, assembled in the robot chassis.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26182
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Eletrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAELN_2019_2_07.pdf11,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.