Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26279
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinheiro, Antonio Cesar-
dc.date.accessioned2021-11-04T15:16:50Z-
dc.date.available2021-11-04T15:16:50Z-
dc.date.issued2020-09-12-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Antonio Cesar. A modelagem como estratégia de ensino nas aulas de matemática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26279-
dc.description.abstractThis work had as a thematicthedeepening of Mathematical Modeling and investigative experimentation as a strategy for teaching and learning equation 2nd degree and linear recurrences of the 2nd degree from an experience report in the classroom about the gold number. For this work, several books and articles by national authors were analyzed in addition to legal documents such as the Common Basic Basic Curriculum ­BNCC and the Curriculum of the City of São Paulo ­Mathematics tosupport the meaning of Mathematical Modeling and thus qualify and improve the Mathematics teaching practice. They are discussed during the work as several stages of Mathematical Modeling and conception of Mathematical Model and Mathematical Modeling more focused on the teaching practice in Basic Education. An experience or investigative task discussed in the work deserves to be highlighted because it allows, only with Mathematical Modeling, or the student's pleasure to learn mathematical concepts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleA modelagem como estratégia de ensino nas aulas de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeModeling as a teaching strategy in mathematics classespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática o aprofundamento da Modelagem Matemática e da experimentação investigativa como estratégia para o ensino e a aprendizagem de equação do 2ºgrau e recorrências lineares do 2ºgrau a partir de um relato de experiência em sala de aula sobre o número de ouro. Foram revisadas diferentes fontes bibliográficas além dos documentos legais como a Base Nacional Comum Curricular –BNCC e o Currículo da Cidade de São Paulo –Matemática para embasar o significado da Modelagem Matemática e assim qualificar e melhorar a prática de ensino de Matemática. Foram discutidos durante o trabalho as diversas etapas da Modelagem Matemática e a conceituação de Modelo Matemático e a Modelação Matemática mais voltada para a prática docente na Educação Básica. A experimentação ou tarefa investigativa discutida no trabalho merece destaque por possibilitar, justamente com a Modelagem Matemática, o prazer do aluno aprender conceitos matemáticos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Costa Junior, Ismael Laurindo-
dc.contributor.referee1Costa Junior, Ismael Laurindo-
dc.contributor.referee2Sobjak, Ricardo-
dc.contributor.referee3De Marco, Marilete Terezinha-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
modelagemensinoaulasmatematica.pdf306,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.