Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26325
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Erika Regina Santana da Silva-
dc.date.accessioned2021-11-08T21:07:10Z-
dc.date.available2021-11-08T21:07:10Z-
dc.date.issued2021-09-24-
dc.identifier.citationPEREIRA, Erika Regina Santana da Silva. Tarefas de análise da produção escrita para o ensino de análise combinatória. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26325-
dc.descriptionAcompanha: Caderno de tarefas de análise da produção escrita para o ensino de análise combinatóriapt_BR
dc.description.abstractThis work refers to a master's research in Mathematics Teaching, which aims to investigate the use of Written Production Analysis as a teaching strategy for learning Combinatorial Analysis content for high school students. In the research, the Written Production Analysis was used as a teaching strategy of the Combinatorial Analysis content for high school students from Written Production Analysis Tasks. The elaboration and application of the tasks took place in a class of students who are attending the 2nd grade of high school in public schools located in the city of Londrina - 6 classes in all. The researcher's field diary and the set of productions by those students form the set of data to be analyzed. For the development of this investigation, we had three moments, the first one is collecting students' written productions through the resolution of task lists, the second moment which is the elaboration of the Written Production Analysis Tasks from the collected resolutions and the third moment of teaching Combinatorial Analysis using the elaborated tasks. The results of the analysis show that the main concepts involved in the teaching of Combinatorial Analysis were learned when using the Written Production Analysis Tasks as a teaching strategy. We aim to this work contribute to teachers and students in the teaching and learning process of Combinatorial Analysis and for Mathematics Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.subjectComunicação escritapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics - Examinations, questions, etcpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectCombinatorial analysispt_BR
dc.subjectWritten communicationpt_BR
dc.titleTarefas de análise da produção escrita para o ensino de análise combinatóriapt_BR
dc.title.alternativeWritten production analysis tasks for teaching combinatory analysispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se refere a uma pesquisa de mestrado em Ensino de Matemática, que teve por objetivo investigar a utilização da Análise da Produção Escrita como estratégia de ensino para aprendizagem do conteúdo de Análise Combinatória para alunos do Ensino Médio. Na pesquisa, a Análise da Produção Escrita foi utilizada enquanto estratégia de ensino do conteúdo de Análise Combinatória para alunos do Ensino Médio a partir de Tarefas de Análise da Produção Escrita. A elaboração e aplicação das tarefas se deram em turmas de alunos que cursam o 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas situadas no município de Londrina - 6 turmas. O diário de Campo da pesquisadora e o conjunto de produções dos estudados formam o conjunto de dados a serem analisados. Para o desenvolvimento dessa investigação houve três momentos, o primeiro de coleta de produções escritas de alunos por meio da resolução de listas de tarefas, o segundo momento de elaboração das Tarefas de Análise da Produção Escrita a partir das resoluções coletadas e o terceiro momento de ensinar Análise Combinatória utilizando as tarefas elaboradas. Os resultados da análise mostram que houve aprendizagem dos principais conceitos envolvidos no ensino de Análise combinatória ao utilizar como estratégia de ensino as Tarefas de Análise da Produção Escrita. Esperamos que esse trabalho possa contribuir com professores e alunos no processo de ensino e de aprendizagem de Análise Combinatória e para Educação Matemática.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1341414062840428pt_BR
dc.contributor.advisor1Dalto, Jader Otavio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7684-2480pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3499880434249661pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Edilaine Regina dos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2086-4044pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7796006562239758pt_BR
dc.contributor.referee2Dalto, Jader Otavio-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-7684-2480pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3499880434249661pt_BR
dc.contributor.referee3Tavares, Marcele-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3399032085207656pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tarefasanaliseproducaoescrita.pdf8,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
tarefasanaliseproducaoescrita_produto.pdf1,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons